Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38695
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_LeonaraGonçalveseSilvaPires.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open
Title: Contratos de transferência de Know How : um estudo de caso de contratos celebrados no âmbito do NIT da Universidade de Brasília - UnB
Authors: Pires, Leonara Gonçalves e Silva
Orientador(es):: Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Assunto:: Transferência de tecnologia
Know how
Transferência de conhecimento
Núcleo de Inovação Tecnológica (UnB)
Issue Date: 1-Jul-2020
Citation: PIRES, Leonara Gonçalves e Silva. Contratos de transferência de Know How : um estudo de caso de contratos celebrados no âmbito do NIT da Universidade de Brasília - UnB. 2020. 70 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo de caso de contratos de transferência de Know How realizados pelo NIT da UnB, com o intuito de avaliar o grau de relevância e os impactos que eles trouxeram à Universidade de Brasília – UnB, por meio de análise de casos já realizados e gestão do conhecimento realizada pela UnB para Transferência de Tecnologia. Foi realizada uma pesquisa para determinar o panorama da transferência de tecnologia no Brasil, bem como foram descritos os trâmites realizados pela Universidade de Brasília para transferir tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada onde os próprios autores descreveram as informações pertinentes ao estudo de caso tendo em vista terem trabalhado no NIT da UnB, e a investigação documental realizada por meio de registros do NIT, pesquisas bibliográficas em base de periódicos e publicações em revistas. Ao final do estudo de caso foi dado um diagnóstico dos casos sob análise.
Abstract: The present work of completion of course carries out a case study of Know How transfer contracts carried out by the NIT of UnB, in order to assess the degree of relevance and the impacts that they brought to the University of Brasília - UnB, through analysis of cases already carried out and knowledge management carried out by UnB for Technology Transfer. A survey was conducted to determine the panorama of technology transfer in Brazil, as well as the procedures performed by the University of Brasilia to transfer technology. The methodology used was the applied research where the authors themselves described the information pertinent to the case study in view of having worked at the NIT of the UnB, and the documentary research conducted through NIT records, bibliographic searches in journals and publications in magazines. At the end of the case study a diagnosis of the cases under analysis was given.
Description: Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CDT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38695/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.