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dc.contributor.advisorAndrade, Jairo Eduardo Borges-
dc.contributor.authorMauro, Túlio Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-01T11:15:57Z-
dc.date.available2020-07-01T11:15:57Z-
dc.date.submitted2020-02-20-
dc.identifier.citationMAURO,Túlio Gomes da Silva. “Desenvolvimento profissional, aprendizagem no trabalho e sistemas de informação de recursos humanos. 2019. 276 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38597-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNovas tecnologias da informação e comunicação são um potencial facilitador da aprendizagem no trabalho e do desenvolvimento profissional. Para alcançar vantagens competitivas, organizações buscam implantar sistemas de informação de recursos humanos (SIRH), com o intuito de automatizar atividades, integrar pessoas e aumentar a precisão, compreensibilidade e transparência das informações sobre indivíduos e processos. No entanto, somente a implantação de SIRH não garante a plena concretização de suas potencialidades, pois não é o sistema em si que leva à vantagem competitiva, mas sim a melhor adequação entre sistema, modelo de gestão de pessoas, capacidades estratégicas e processos de negócio. O objetivo da Tese foi investigar como sistemas que executam processos de avaliação de competências influenciam a aprendizagem no trabalho e o desenvolvimento profissional. Quatro estudos empíricos foram conduzidos para alcançar o objetivo proposto. O estudo 1 investigou a maneira pela qual profissionais envolvidos na implantação de SIRH percebiam certas características desses sistemas. O estudo 2 teve como objetivo identificar as características das três dimensões dos SIRH (sistema, processo de implantação e modelo de avaliação de competências) relevantes para o uso efetivo desses sistemas. O estudo 3 objetivou a adaptação de instrumentos para mensuração das variáveis desenho do trabalho, desenvolvimento profissional e estratégias de aprendizagem no trabalho. Por fim, o estudo 4 testou a influência das características das dimensões dos SIRH e características do desenho do trabalho sobre desenvolvimento profissional e estratégias de aprendizagem. Por se tratar da influência de variáveis do nível organizacional sobre variáveis do nível individual, um modelo multinível foi proposto e submetido ao teste empírico. Participaram do estudo 218 indivíduos, funcionários de 18 organizações. Os resultados sugerem que determinadas características das dimensões dos SIRH podem estar associadas ao desenvolvimento profissional e estratégias de aprendizagem. Um contexto de trabalho que demanda variedade de habilidades e solução de problemas parece influenciar a ocorrência de comportamentos de aprendizagem. O comportamento de refletir sobre o trabalho pode estar associado ao desenvolvimento profissional. O estudo busca contribuir com campo de comportamento organizacional e gestão de pessoas, descrevendo relações importantes para a compreensão das variáveis envolvidas. Os resultados da Tese fornecem indicações relevantes para aquisição, implantação, administração e evolução de SIRH. Estas podem ser úteis para gestores de recursos humanos, gerentes de projetos e desenvolvedores de sistema.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional, aprendizagem no trabalho e sistemas de informação de recursos humanospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subject.keywordaprendizagem no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordsistemas de informação de recursos humanospt_BR
dc.subject.keyworddesenho do trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1New information and communication technologies are factors that potentially aid workplace learning and professional development. To achieve competitive advantages, organizations implement human resources information systems (HRIS). These systems pursue to automate activities, integrate people and increase the accuracy, comprehensibility and transparency of information about individuals and processes. However, the implementation of HRIS alone does not guarantee the full realization of its potential, as it is not the system itself that leads to competitive advantages, but rather the better match between the system, the human resource management model, strategic capabilities and business processes. The objective of this thesis is to obtain a more profound knowledge and understanding of the way systems performing competency assessments influence workplace learning and professional development. Four empirical studies were conducted to achieve the proposed objective. Study 1 investigated the way in which professionals involved in the implementation of HRIS perceived certain characteristics of these systems. Study 2 aimed to identify the characteristics of the three dimensions of the HRIS (system, implementation process and model of competency assessments) relevant to the effective use of these systems. Study 3 aimed to adapt instruments to measure the variables work design, professional development and learning strategies. Study 4 tested the influence of the characteristics of the dimensions of the HRIS and of work design on professional development and learning strategies. A multilevel model was proposed and submitted to an empirical test involving 218 employees of 18 organizations. The results suggest that certain characteristics of the dimensions of the HRIS may be associated with professional development and learning strategies. Work contexts that demand a variety of skills and problem solving seem to influence the occurrence of learning behavior. Reflecting on one’s own work appears to be associated with professional development. The study seeks to contribute to the fieldof organizational behavior and human resource management, describing importantrelationships to deepen the understanding of the variables involved. The results of this thesis provide relevant indications for the acquisition, implantation, administration and evolution of HRIS. These indications can be useful for human resource managers, project managers and system developers.pt_BR
Appears in Collections:PSTO - Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Teses)

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