Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38593
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_HigoFigueiredodosSantos.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open
Title: A gestão de práticas organizacionais para a internacionalização de programas de pós-graduação da Universidade de Brasília
Authors: Santos, Higo Figueiredo dos
Orientador(es):: Rengifo-Herrera, Francisco José
Assunto:: Cultura organizacional
Governança
Internacionalização
Issue Date: 1-Jun-2020
Citation: SANTOS, Higo Figueiredo dos. A gestão de práticas organizacionais para a internacionalização de Programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.. 2020. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, no formato de Thesis by publication, que objetivou discutir a institucionalização da política de internacionalização na Universidade de Brasília, o que gera uma situação desafiadora para a governança de Programas de Pós-Graduação (PPGs). A falta de compreensão do significado desse fenômeno, e a multiplicidade de definições são fatores que aparentemente prejudicam a ação de gestores de PPGs. Nesse sentido, elaborar estratégias e ações para incentivo à criação de uma cultura de internacionalização com base na inovação de práticas organizacionais, se revela como uma forma de auxílio para internacionalizar esses locais. Diante dessa constatação, esta pesquisa qualitativa se justifica pela necessidade de buscar formas de influenciar a inovação de práticas organizacionais para a internacionalização de PPGs. Para isso, foram elaborados dois artigos e um produto técnico para realizar uma revisão narrativa sobre a relação da cultura organizacional como componente da governança de PPGs em processo de internacionalização, discutir a importância de entender como a comunidade local significa esse fenômeno e inova suas práticas organizacionais, e como um curso de formação pode auxiliar PPGs a inovarem suas práticas organizacionais para o estabelecimento de uma cultura inovadora de internacionalização. Como resultado preliminar, percebemos que a inovação de práticas organizacionais se destaca nesse processo como um fator determinante a internacionalização dos PPGs.
Abstract: This work is a master's thesis, in the format of Thesis by publication, which aimed to discuss the institutionalization of the internationalization policy at the University of Brasília, which creates a challenging situation for the governance of Graduate Programs (PPGs). The lack of understanding of the meaning of this phenomenon, and the multiplicity of definitions are factors that apparently hinder the action of PPG managers. In this sense, developing strategies and actions to encourage the creation of a culture of internationalization based on the innovation of organizational practices, reveals itself as a form of assistance to internationalize these places. Given this observation, this qualitative research is justified by the need to seek ways to influence the innovation of organizational practices for the internationalization of PPGs. For this, two articles and a technical product were prepared to carry out a narrative review on the relationship of organizational culture as a component of the governance of PPGs in the process of internationalization, to discuss the importance of understanding how the local community signifies this phenomenon and innovates its organizational practices, and how a training course can help PPGs to innovate their organizational practices for the establishment of an innovative culture of internationalization. As a preliminary result, we noticed that the innovation of organizational practices stands out in this process as a determining factor in the internationalization of PPGs.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado Profissional em Educação

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38593/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.