Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3852
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_CancaopopularBrasileira1.pdf48,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCyntrão, Sylvia Helena-
dc.date.accessioned2010-03-03T14:03:17Z-
dc.date.available2010-03-03T14:03:17Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationCYNTRÃO, Sylvia Helena. Canção popular brasileira e mundialização. Cerrados: revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, ano 13, n. 17, p. 119-125, 2004.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3852-
dc.description.abstractNesse artigo visamos a abordar as relações intersemióticas entre a palavra e a música, ressemantizadas pelas mudanças paradigmáticas do mundo contemporâneo. Pretende-se demonstrar o novo valor estético e cultural das letras poéticas dos compositores mais profícuos e versáteis das últimas décadas no Brasil e as relações do poético das representações com a cultura globalizada, em relação à identidade nacional, por meio do instrumental teórico da análise do discurso e da análise semiótica. A partir da instância de enunciação, mediadora, desvelam-se os universais semióticos e os produtos da história amalgamados nos signos. A partir dessa instância, serão demonstradas as configurações impostas pela nova ordem tecnocultural globalizadora. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractLe dessein de ce travail est d'établir les relations intersémiotiques entre le mot et la musique, re-semantisés par les changements paradigmatiques du monde contemporain. Par le biais de Vinstrument théoríque de Vanalyse du discours et de Vanalyse sémiotique on relévera les nouveaux valeurs d'ordre esthétique et culturelle des paroles poétiques des chansons, qui atteígnent Ia création três variée des compositeurs les plus féconds des dernières dêcennies au Brésil, ainsi que les relations du cote poétique des représentations avec Ia culture mondialisée, par rapport à l'identité nationale. À partir de l'instance de l'énonciation, à caractère médiateur, on révèlera les universels sémiotiques et les produits de Vhistoire réunis dans les signes et l'on démontrera les configurations que le nouvel ordre technologique et culturel mondialisé imposent.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCanção popular brasileira e mundializaçãoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCanção popularen
dc.subject.keywordIdentidade culturalen
dc.subject.keywordCulturaen
dc.subject.keywordLiteraturaen
dc.subject.keywordPoesiaen
dc.location.countryBRAen
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/3852/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons