Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38336
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_ThiagoAugustoGaleãodeAzevedo.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open
Title: Corpos coerentes : uma análise sócio-jurídica sobre transição corporal e relações de poder
Authors: Azevedo, Thiago Augusto Galeão de
metadata.dc.contributor.email: thiagogaleao@hotmail.com
Orientador(es):: Milovic, Miroslav
Assunto:: Corpo sexuado
Coerência sexual
Gênero
Relações de poder
Transição corporal
Citation: AZEVEDO, Thiago Augusto Galeão de. Corpos coerentes: uma análise sócio-jurídica sobre transição corporal e relações de poder. 2020. 233 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A presente tese de doutoramento tem como objeto de estudo a mudança do corpo para além do discurso oficial, que a sustenta como um direito conquistado em níveis de saúde pública e que a coloca como um elemento de cura de uma inadequação do corpo biológico a uma identidade de gênero. A tese é estruturada e desenvolvida à luz da problemática composta pelo questionamento da relação entre o citado discurso oficial da mudança do corpo e um complexo de poder, que reproduz relações castradoras de formas de vida, de corpos que não sejam coerentes. Problemática em consonância com o objetivo geral de pesquisa, que consiste em compreender a relação da mudança do corpo, sustentado por um discurso jurídico e médico, para com as relações de poder próprias ao corpo, sexo e gênero; por meio da concretização dos objetivos específicos que perpassam pela reconstrução do referido discurso, estudo das relações de poder incidentes sobre os objetos da pesquisa, assim como a investigação da presença de escolha no ato de mudar o corpo, refletindo-se sobre o potencial castrador da transição corporal e do seu discurso, e o papel do Direito nesse complexo de poder. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza o método de análise de conteúdo. Em termos de resultados, sustentou-se a transição corporal, assim como o discurso que a envolve, como elementos de relações de poder, pautadas no heterossexismo, coerência sexual e complementariedade sexual; defendendo-se uma nova realidade, universal, marcada pelo tornar-se, ao invés do ser.
Abstract: The present doctoral thesis has as object of study the body change beyond the official discourse, which upholds it as a right earned at public health levels and which places it as an element of healing from an inadequacy of the biological body to a gender identity. The thesis is structured and developed according the problem composed by questioning the relation between the aforementioned official discourse of body change and a power complex, which reproduces castrating relations of life forms, of bodies that are not coherent. Problems in line with the general objective of research, which consists in understanding the relation of the change of the body, sustained by a legal and medical discourse, to the power relations proper to the body, sex and gender; through the achievement of the specific objectives that pervade the reconstruction of said discourse, the study of power relations incidents on the objects of the research, as well as the investigation of the presence of choice in the act of changing the body, reflecting on the potential beaver of bodily transition and speech, and the function of law in this power complex. This is a qualitative research, which uses the content analysis method. In terms of results, it supported the corporal transition, as well as the discourse that involves it, as elements of power relations, based on heterossexism, sexual coherence and sexual complementarity; defending a new reality, universal, marked by becoming, rather than being.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FD - Doutorado em Direito (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38336/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.