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dc.contributor.advisorHartmann, Luciana-
dc.contributor.authorLima, Denise Munhoz de-
dc.date.accessioned2020-06-26T15:49:11Z-
dc.date.available2020-06-26T15:49:11Z-
dc.date.submitted2019-08-13-
dc.identifier.citationLIMA, Denise Munhoz de. Poéticas para bebês e crianças pequenas: práticas performativas na creche. 2019. xiv, 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38281-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta Investigação tem por objetivo ampliar o conjunto das ações formativas com bebês e crianças pequenas em contextos de educação em creches, por meio das Pedagogias das Artes Cênicas em Práticas Performativas direcionadas para a primeira infância. Trata-se de uma pesquisa teórico-prática com abordagens epistemológicas e metodológicas nos estudos da Infância e da performance. Direciono as minhas observações e participações no âmbito do projeto “Transdiscibrincando: Poéticas para Bebês e Crianças Pequenas”, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), realizado em 2018 no Centro de Educação Infantil-1 (CEI-1), localizado na Asa Norte, em Brasília-DF. Em termos teóricos, me aproprio dos conceitos de escola como Entrelugar (ICLE, 2017; PINEAU, 2010) e da distinção entre bebês e crianças pequenas (TEBET, 2013; BARBOSA, 2010); recorro, também, ao conceito de Criança Performer e Cultura de Pares (MACHADO, 2010; CORSARO, 2005) para a problematização e compreensão dos diferentes sujeitos inter-relacionados nos seus modos distintos de estar no mundo. Enfatizo o fazer poético a ser vivenciado em campos de experiências, em ações estéticas, integradoras, lúdicas, políticas e pedagógicas. Os elementos de análise obtidos por minha inserção na creche como campo de investigação se aproximam da observação Etnográfica Propositiva (HARTMANN, 2014, 2017) e das Pesquisas e Práticas Performativas (HASEMANN, 2015; ICLE, 2019) aplicadas às práticas pedagógicas e artísticas. Constato que o território da creche com a multiplicidade de vidas que ali habitam é um fértil espaço para a atuação das Artes Cênicas nos seus mais variados aspectos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePoéticas para bebês e crianças pequenas : práticas performativas na crechept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrechept_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordPráticas performativaspt_BR
dc.subject.keywordBebês e crianças pequenaspt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to expand the set of training actions with babies and young children in day care education contexts, through the Performing Arts Pedagogies in Performative Practices directed at early childhood. This is a theoretical-practical research with epistemological and methodological approaches in the studies of childhood and performance. I direct my observations and participation in the project “Transdiscibrincando: Poetics for Babies and Small Children”, funded by the Culture Support Fund (FAC-DF), held in 2018 at the Center for Early Childhood Education-1 (CEI-1), located in Asa Norte, in Brasília-DF. In theoretical terms, I appropriate school concepts such as Interplace (ICLE, 2017; PINEAU, 2010) and the distinction between babies and young children (TEBET, 2013; BARBOSA, 2010); I also refer to the concept of Child Performer and Peer Culture (MACHADO, 2010; CORSARO, 2005) for the problematization and understanding of different interrelated subjects in their distinct ways of being in the world. I emphasize the poetic doing to be experienced in fields of experiences, in aesthetic, integrative, playful, political and pedagogical actions. The elements of analysis obtained by my insertion in the nursery as a research field are close to the Propositive Ethnographic observation (HARTMANN, 2014, 2017) and the Performative Research and Practices (HASEMANN, 2015; ICLE, 2019) applied to pedagogical and artistic practices. I note that the territory of the nursery with the multiplicity of lives that live there is a fertile space for performing arts in its most varied aspects.pt_BR
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

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