Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38132
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_JônatasMedeirosdeMendonça.pdf4 MBAdobe PDFView/Open
Title: Gestão de riscos aplicado ao processo de desenvolvimento de software em uma organização militar
Authors: Mendonça, Jônatas Medeiros de
Orientador(es):: Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto:: Gestão de riscos
Processo de desenvolvimento de software
Melhoria de processo
Issue Date: 25-Jun-2020
Citation: MENDONÇA, Jônatas Medeiros de. Gestão de riscos aplicado ao processo de desenvolvimento de software em uma organização militar. 2019. xiii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Instituto de Ciências Exatas, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho é aplicar o processo de gestão de risco ao processo de desenvolvimento de software de uma organização militar apoiado por ferramenta computacional de monitoramento. A metodologia de pesquisa adotada foi um estudo de caso, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa para a análise e avaliação dos riscos, por meio da adoção da análise do PSR (Probabilidade, Severidade e Relevância) de cada fator de risco para organização. Os dados foram coletados através de entrevistas, análise documental e questionários, no qual, verificou-se o índice de risco das áreas relacionadas com o processo de desenvolvimento de software. Como resultado, foram priorizados os riscos de maior pontuação e propostos planos de ações para o tratamento dos riscos de maneira a subsidiar a melhoria do processo de software da organização. Para o monitoramento dos riscos foi proposto uma ferramenta de monitoração dos riscos e do nível de conformidade do processo de desenvolvimento de software com base nos controles recomendados pelo modelo de referência MPS.BR.
Abstract: The purpose of this paper is to apply the risk management process to the software development process of a military organization supported by a computational monitoring tool. The research methodology adopted was an exploratory case study, with a qualitative approach to risk analysis and assessment, by adopting PSR (Probability, Severity and Relevance) analyzes of each risk factor for the organization. Data were collected through interviews, documentary analysis and questionnaires, without qualification, verified or analyzed the risk index of areas related to the software development process. As a result, the highest scoring risks and action plans for risk management in a subsidiary manner and improvement of the organization's software process were prioritized. For risk monitoring, a risk monitoring tool and the level of compliance of the software development process were adopted based on the controls recommended by the MPS.BR reference model
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38132/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.