Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38043
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manual_AtendimentEndodonticoemDM-2.pdf40,21 MBAdobe PDFView/Open
Title: Atendimento endodôntico em pacientes diabéticos e cuidados com a COVID-19
Authors: Ferreira, Márcio Amaral
Duarte, Alexandra Leal
Teixeira, Nailê Dame
Guimarães, Maria do Carmo Machado
Oliveira, Laudimar Alves de
Stefani, Cristine Miron
Lettieri, Giulia Melo
Santiago, Luander Medrado
Campos, Raphael Ramos
Salles, Loise Pedrosa
Assunto:: Endodontia
Diabéticos
Covid-19
Issue Date: 2020
Publisher: Departamento de Odontologia, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília
Citation: FERREIRA, Márcio Amaral et al. Atendimento endodôntico em pacientes diabéticos e cuidados com a COVID-19. Brasília: Departamento de Odontologia, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, 2020. 37 p., il.
Abstract: Este manual é fruto da união, amizade e dedicação de professores PhDs do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (ODT/FS/UnB), alunos de Pós-graduação e extensionistas do “Projeto Saúde Bucal de Pacientes Portadores de Diabetes mellitus: Diagnóstico e Tratamento de Alterações Salivares, Doença Periodontal, Doenças Endodônticas e Cárie Dentária”. O projeto iniciou em 2004 por iniciativa da professora Dra. Maria do Carmo Machado Guimarães e deu origem a uma importante parceria entre o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o programa Hiperdia do Distrito Federal e Entorno (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), com ampliação do acesso da população aos atendimentos odontológicos especializados. Este projeto tem propiciado o desenvolvimento de protocolos adequados de prevenção, diagnóstico, tratamentos odontológicos, apoio e acompanhamento interdisciplinar para a população de pacientes portadores de Diabetes mellitus (DM). Em 2017, culminou na criação de um programa de tratamento endodôntico para os pacientes portadores de DM e formação de recursos humanos treinados em atividades de pesquisa e extensão. O estabelecimento de protocolos de diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar do indivíduo portador de DM, pode resultar em maior controle da doença, diminuindo a morbidade e complicações inerentes à mesma. Consequentemente, o desenvolvimento e implementação de tais estratégias de promoção de saúde devem impactar significativamente sobre gastos hospitalares com portadores de DM (tratamentos, internações prolongadas e recorrentes). Importante também ressaltar o impacto na diminuição de gastos inerentes às incapacidades físicas e sociais, que levam a perdas de emprego e produtividade, tornando os indivíduos portadores de DM dependentes de familiares ou terceiros. Todos esses aspectos influenciam diretamente os investimentos na área de saúde e impactam economicamente o nosso país. O projeto de extensão abriga estudos multidisciplinares composto por equipe de pesquisadores de diferentes áreas da Odontologia. As atividades do projeto têm impactado positivamente o desenvolvimento de habilidades, contribuindo para a promoção de saúde, de conhecimentos científicos e tecnológicos de forma diversa, nas especialidades: Endodontia, Periodontia, Prótese e Dentística.
Licença:: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Loise Pedrosa Salles, em 15 de junho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Appears in Collections:ODT - Livros e capítulos de livros
UnB - Covid-19

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38043/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.