Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38039
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_LuizPaulodaSilvaLima.pdf989,63 kBAdobe PDFView/Open
Title: Comércio internacional brasileiro e concorrência monopolística : uma análise gravitacional
Authors: Lima, Luiz Paulo da Silva
Orientador(es):: Araújo, Ricardo Silva Azevedo
Assunto:: Concorrência monopolística
Equações gravitacionais
Comércio internacional - Brasil
Issue Date: 15-Jun-2020
Citation: LIMA, Luiz Paulo da Silva. Comércio internacional brasileiro e concorrência monopolística: uma análise gravitacional. 2019. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O objetivo principal deste trabalho é avaliar se o comércio internacional brasileiro pode ser analisado por um modelo de concorrência monopolística. Para isso, foi utilizada uma especificação da equação gravitacional, com origem em modelo de concorrência monopolística, para analisar os fluxos de comércio do Brasil com 148 países. Os resultados encontrados permitem inferir que o modelo é capaz de explicar bem o comércio brasileiro.
Abstract: The main purpose of this dissertation is to assess whether the Brazilian international trade can be analysed by a model of monopolistic competition. Therefore, a specification of the gravity equation originated in a monopolistic competition model was used to analyse the trade flows between Brazil and 148 countries. The results allow us to infer that the model is able to explain well the Brazilian trade.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38039/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.