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dc.contributor.advisorSouza, Newton Moreira-
dc.contributor.authorMoreno Ceballos, Carlos Arturo-
dc.date.accessioned2020-05-14T14:30:03Z-
dc.date.available2020-05-14T14:30:03Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.date.submitted2019-09-16-
dc.identifier.citationMORENO CEBALLOS, Carlos Arturo. Índice de qualidade de encostas: uma metodologia de suscetibilidade ao deslizamento para corredores de transporte. 2019. xii, 81 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37715-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Hillslope Quality Index HSQI é um método de zoneamento de suscetibilidade a deslizamento para corredores de transporte em regiões montanhosas tropicais que leva em conta as condições geométricas, geológico/geotécnicas e hidrogeológicas dos projetos de infraestrutura. Este método fornece recomendações de obras de estabilização qualitativas mediante um gráfico de desempenho que leva em conta o HSQI e a importância do corredor de transporte e que tem o intuito de ser um guia nas etapas preliminares dos projetos de infraestrutura de transporte. Nesta pesquisa, realizou-se uma aplicação do método na Rodovia Federal BR-381, no estado de Minas Gerais, e também se incorporaram recomendações quantitativas para obras de estabilização específicas, baseadas nos inventários de obras coletados a partir de duas aplicações do método na Colômbia e na Costa Rica. Como conclusões, a aplicação do método na BR-381 permitiu estabelecer um procedimento de cálculo do fator hidrológico para aplicação em regiões com clima bimodal bem marcado, e também obteve resultados aceitáveis, tendo em vista que o comportamento de estabilidade estimado pelo método foi observado na região. Os gráficos de desempenho específicos podem ser ferramentas muito úteis para profissionais geotécnicos, planejadores e desenvolvedores na tomada de decisões para etapas preliminares de projetos de infraestrutura de transporte.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÍndice de qualidade de encostas : uma metodologia de suscetibilidade ao deslizamento para corredores de transportept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEncostaspt_BR
dc.subject.keywordEstradas de montanhapt_BR
dc.subject.keywordDeslizamentos - estimativa de riscopt_BR
dc.subject.keywordEstradas - projetos e construçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Hillslope Quality Index HSQI is a landslide susceptibility zonation method for transportation corridors in tropical mountain regions that takes into account the geometrical, geological/geotechnical and hydrogeological conditions of the infrastructure project. This method provides qualitative recommendations for stabilization solutions through a performance graphic, which takes into account the HSQI and transportation corridor importance and has the objective of being a guide in the infrastructure projects' preliminary stages. In this research, it was performed a method application into the BR-381 federal highway, in the Minas Gerais State, and also were incorporated quantitative recommendations for specific stabilization works, based on works' inventories collected from two HSQI method applications in Colombia and Costa Rica. As conclusions, the method application into the BR-381 allowed the establishment of a hydrological factor forecast procedure for application in strong bimodal regions, and the method also obtained acceptable results according to the hillslope stability founded in the region. The specific performance graphics can be useful tools for geotechnical professionals, planners, and developers in the decision making for preliminary stages of infrastructure projects.pt_BR
dc.contributor.emailcarlosmoreno.890@gmail.compt_BR
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