Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37574
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_KlaytonRodriguesdeCastro.pdf5,51 MBAdobe PDFView/Open
Title: Cloud.Jus : arquitetura de nuvem comunitária para provisionamento de infraestrutura como serviço no Poder Judiciário da União
Authors: Castro, Klayton Rodrigues de
Orientador(es):: Von Paumgartten, Aletéia Patrícia Favacho de Araújo
Assunto:: Poder Judiciário - Brasil
Nuvem comunitária
Interoperabilidade
Infrastructure as a Service (IaaS)
Computação em nuvem
Issue Date: 22-Apr-2020
Citation: CASTRO, Klayton Rodrigues de. Cloud.Jus: arquitetura de nuvem comunitária para provisionamento de infraestrutura como serviço no Poder Judiciário da União. 2019. xii, 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A composição de uma nuvem comunitária por meio da federação de nuvens privadas é uma das alternativas para hospedar aplicações que exigem uma implantação distribuída, atendendo requisitos como confiabilidade, alta disponibilidade, economia em escala e conformidade aos níveis de serviço exigidos. Entretanto, apesar dos benefícios em potencial, ainda se observa uma baixa adesão ao modelo de nuvem no setor governamental brasileiro, possivelmente decorrente da falta de padronização para realizar a integração de sistemas, a interoperabilidade e a portabilidade para utilização de múltiplas infraestruturas. Atualmente não há uma abordagem transparente para migrar do modelo de infraestrutura tradicional para o modelo de nuvem. Nesse cenário, este trabalho propõe uma arquitetura capaz de integrar recursos computacionais existentes em órgãos públicos em uma plataforma de nuvem comunitária, capaz de abstrair a complexidade da infraestrutura subjacente, de modo que os órgãos possam encontrar uma forma de hospedagem em nuvem que ofereça mais rapidamente seus benefícios potenciais. É apresentada uma solução de baixo custo para iniciar a transição ao modelo de nuvem nas organizações, por meio de uma arquitetura que conta com um middleware de baixo acoplamento para interagir com diferentes hipervisores, o qual realiza a federação entre os provedores associados para composição da nuvem comunitária, e também com uma interface de gerenciamento para os potenciais usuários finais (desenvolvedores de software e administradores de infraestrutura), que oferecem a funcionalidade de provisionamento de recursos computacionais distribuídos entre os datacenters de maneira automatizada. Para demonstrar a viabilidade da proposta, utilizou-se dois tipos de sistemas de virtualização corporativos, sendo executados em três datacenters de órgãos do Poder Judiciário da União (PJU).
Abstract: Building community clouds by federating private clouds is one of the lower-cost alternatives for hosting applications that require distributed deployment to meet scale- saving, high availability, reliability, and service level compliance. However, despite their potential benefits, there are many open issues related to a lack of standardization, system integration, interoperability and portability across multiple infrastructures, that contribute to the low adherence by organizations, particularly in the government sector, because they still struggle to adapt their legacy applications to a native cloud architecture in complex environments. Considering that currently there is no transparent approach to migrate from the traditional infrastructure model to a cloud computing model in some governmental agencies, this work proposes an architecture to integrate computational resources for building a community cloud platform that can abstract the complexity of underlying infrastructure. For this, we chose to develop a loosely coupled middleware to interface with different hypervisors, a GUI, and a CLI, that compose a cost-effective solution to start the transition to the cloud model in organizations. We evaluate the architecture on a set of infrastructures in the Courts of the Brazilian Judiciary to show our approach feasibility.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/37574/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.