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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37541
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Title: Acesso e permanência de estudantes cotistas na Universidade de Brasília : estratégias para democratização da educação superior
Authors: Oliveira, Etiene de Sousa Lima de
Orientador(es):: Fonseca, Marilia
Assunto:: Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais
Permanência escolar
Ensino superior
Política de cotas sociais
Assistência estudantil
Democratização da educação
Issue Date: 16-Apr-2020
Citation: OLIVEIRA, Etiene de Sousa Lima de. Acesso e permanência de cotistas na Universidade de Brasília: estratégias para democratização da educação superior 2019. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A presente dissertação tem como tema o acesso e a permanência na educação superior e o processo de democratização desse nível educacional no Brasil. Mais especificamente, analisa a Política de Cotas Sociais, regulamentada pela Lei nº 12.711 de 2012 (Lei de Cotas) e a Política de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília (UnB). Compreende-se que essas políticas visam à democratização da educação superior ao garantir o acesso e a permanência de estudantes que historicamente estiveram excluídos dessa esfera educacional. Buscou-se, para tanto, problematizar como ocorre a materialização dessas políticas no interior de uma instituição pública, considerando, para além do acesso, as condições que afetam a permanência e a diplomação dos estudantes. Nesse sentido, o principal objetivo consistiu em analisar se a política de assistência estudantil da UnB garante as condições de permanência aos estudantes que ingressam pelo sistema de cotas sociais e que participam dos programas de assistência estudantil. A estratégia de investigação foi o estudo de caso, cujo locus da pesquisa foi a UnB. Os instrumentos de coleta de informações utilizados contaram com pesquisa bibliográfica e documental, com o escopo de compreender o tema em seu movimento histórico e em sua atual conformação na UnB. Para alcançar tal fim, optou-se pela abordagem qualitativa com o suporte de dados quantitativos, colhidos mediante questionário aplicado (on-line) aos estudantes cotistas sociais participantes dos programas de assistência estudantil da UnB. Essa população pesquisada totalizou 3568 estudantes, dos quais 840 responderam ao questionário. O recorte temporal contemplou desde a aprovação da Lei de Cotas (2012) até o primeiro semestre de 2018. Os dados foram tratados utilizando-se da análise de conteúdo e da estatística descritiva básica. A análise foi realizada à luz do método histórico crítico-dialético, de modo a apreender o contexto histórico, político, econômico e social no qual o objeto está inserido. Os principais resultados evidenciaram que a Política de Assistência Estudantil da UnB constitui política fundamental para assegurar as condições de permanência aos estudantes cotistas sociais. Todavia, em virtude, principalmente, da quantidade limitada de vagas para acesso aos programas, essa política não atende a todos os estudantes que a requisitam, mostrando-se insuficiente para garantir a permanência desse perfil discente. Ademais, a participação dos estudantes cotistas sociais na pesquisa mostrou que suas necessidades, no que se refere à permanência, não estão afetas, apenas, ao âmbito financeiro. Em síntese, três outras áreas foram reiteradas pelos discentes: transporte/locomoção; saúde mental; ensino/aprendizagem. Esses resultados evidenciam que a realidade discente clama por uma política de assistência estudantil ampla e articulada que garanta de fato a permanência estudantil, na perspectiva de democratização da educação superior.
Abstract: This dissertation has as its theme the access and permanence in higher education and the process of democratization of this educational level in Brazil. More specifically, it analyzes the Social Quota Policy, regulated by Law No. 12,711 of 2012 (Quota Law) and the Student Assistance Policy of the University of Brasilia (UnB). It is understood that these policies aim at the democratization of higher education by ensuring access and permanence of students who have historically been excluded from this educational sphere. Therefore, we sought to discuss how these policies materialize within a public institution, considering, in addition to access, the conditions that affect students' permanence and diploma. In this sense, the main objective was to analyze whether the student assistance policy of UnB guarantees the conditions of permanence for students entering the social quota system and participating in student assistance programs. The research strategy was the case study, whose research locus was UnB. The information collection instruments used included bibliographic and documentary research, with the scope of understanding the theme in its historical movement and in its current conformation at UnB. To achieve this end, we opted for the qualitative approach with the support of quantitative data, collected through a questionnaire applied (online) to social quota students participating in UnB student assistance programs. This surveyed population totaled 3568 students, of which 840 answered the questionnaire. The time frame included the approval of the Quota Law (2012) until the first half of 2018. Data were processed using content analysis and basic descriptive statistics. The analysis was performed in the light of the critical-dialectical historical method, in order to grasp the historical, political, economic and social context in which the object is inserted. The main results showed that the UnB Student Assistance Policy is a fundamental policy to ensure the conditions of permanence for social quota students. However, due mainly to the limited number of places for access to the programs, this policy does not meet all students who request it, proving to be insufficient to guarantee the permanence of this student profile. Moreover, the participation of social quota students in the research showed that their needs, regarding permanence, are not only affected by the financial scope. In summary, three other areas were reiterated by the students: transportation / locomotion; mental health; teaching / learning. These results show that the student reality calls for a broad and articulated student assistance policy that actually guarantees student permanence, in the perspective of democratization of higher education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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