Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37528
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_JoãoPedrodeLimaPereira.pdf7,43 MBAdobe PDFView/Open
Title: Programação e pensamento computacional no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de caso
Authors: Pereira, João Pedro de Lima
metadata.dc.contributor.email: jplpereira@gmail.com
Orientador(es):: Costa Júnior, Edson Alves da
Assunto:: Programação (Computadores)
Pensamento computacional
Programação (Computadores) - aulas
Educação básica
Issue Date: 16-Apr-2020
Citation: PEREIRA, João Pedro de Lima. Programação e pensamento computacional no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo de cas. 2019. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Os computadores estão em todos os lugares. Nas nossas casas, escolas, estações de tra- balho, nos nossos bolsos e, com o advento da internet das coisas, em relógios, geladeiras, elevadores e em vários outros aparelhos que começam a ser conectados à internet. Por conta disso, a ciência da computação tornou-se fundamental para grande parte dos pro- fissionais deste novo século. Desta forma, o sistema público de ensino tem de evoluir para acompanhar as mudanças trazidas pela computação de forma a permitir que cada cri- ança do século XXI tenha a chance de aprender sobre algoritmos, como fazer seu próprio aplicativo ou saber como funciona a internet. Visando essa deficiência nos currículos da educação básica brasileira, principalmente nos do ensino fundamental, realizou-se um es- tudo de caso com a realização de aulas de programação de computadores e pensamento computacional para estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental de uma es- cola da rede pública de ensino do Distrito Federal, localizada na região administrativa do Gama. Os resultados do projeto foram bastante satisfatórios no que concerne ao incentivo dos estudantes com relação à área da ciência da computação e sobre a aprendizagem de programação de computadores.
Abstract: Computers are everywhere. In our homes, schools, working stations, in our pockets and, with the coming of internet of things, in wristwatches, refrigerators, elevators and on several other gadgets that are starting to be connected to the internet. Because of that, the computer science became critical for most professionals of this century. Thus, the public education system has to evolve to keep up with the changes brought by computing in order to allow every 21st child a chance to learn about algorithms, how to make their own app or know how internet works. Aiming this deficiency in the Brazilian basic education curricula, especially in the elementary school, a case study was made with computer programming and computational thinking classes to eighth and ninth grade students of basic education from a public school of the Federal District, located in the administrative region of Gama. The results of the project were quite satisfactory regarding the students’ encouragement in the area of computer science and computer programming learning.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MAT - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/37528/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.