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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3749
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Title: Espaço representacional do sindicalismo docente das universidades
Authors: Santos, Patrícia Targino Melo
Orientador(es):: Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
Assunto:: Sindicalismo
Sindicatos - universidades e faculdades
Issue Date: 3-Mar-2007
Citation: SANTOS, Patrícia Targino Melo. Espaço representacional do sindicalismo docente das universidades. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: A história da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes) esteve durante muito tempo associada à história da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Neste sentido, a filiação e a desfiliação, entre essas duas instituições sindicais, são marcos norteadores que condicionaram a prática docente e as representações elaboradas sobre o trabalho. Deste modo, pode-se perceber como a dinâmica das transformações conjunturais gerou impasses e contradições, vivenciados na articulação dos interesses sindicais particulares e gerais. A filiação e a desfiliação entre Andes-SN e CUT serviram de marcos norteadores na busca pelo entendimento dos processos de reconhecimento e legitimidade do sindicalismo docente das universidades. Questionando a pertinência da filiação e da desfiliação, tanto para os integrantes da Andes quanto para a direção sindical, buscou-se avaliar o nível de identificação entre o discurso, formalmente instituído por essa mesma direção sindical, e a visão da sua base representada. Identificar as vinculações sociais instituídas no cenário social no qual se constituiu a história dessa Associação Sindical tornara-se imprescindível para o desenvolvimento da análise em questão. Neste sentido, as mudanças no mundo do trabalho, a relevância da teoria classista para a história dos movimentos sociais, bem como as transfigurações da modernidade foram algumas das principais questões incorporadas ao processo de constituição desta temática proposta. No decorrer da pesquisa, descobriu-se que os fatores que contribuíram para a filiação e desfiliação estão para além dos argumentos produzidos pela direção sindical em seu discurso oficial. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Andes history was associated with the Unique Central of Labourers (CUT) for a long time. In this sense, the affiliation and non-affiliation between these two trade union institutions are guided marks that conditioned the docent practice and the representation elaborated about the work. Thus, it can be noted how the dynamic of conjectural transformations generated impasses and contradictions, experienced in the articulation of the union trade interests both private and general. The affiliation and non-affiliation between Andes-SN and CUT served as guided marks in the search for the understanding of the processes of recognition and legitimacy. Inquiring the pertinence of the affiliation and non-affiliation, both the integrants of the Docent Union Association and the union direction. It searched for evaluating the level of identification between the discourse, formally instituted by that union direction with the view of its represented base. Identifying the social entail instituted in the social setting in which constituted this object had become indispensable for the development of the analysis in discussion. In this sense, the changes in the world of work, the relevance of the classist theory for the Social Movement History, as well as the transfigurations of the modernity, were some of the incorporated issues to the process of the constitution of such proposed thematic. In the course of research, it was discovered that the factors that contributed to the affiliation and non-affiliation are beyond the arguments produced by the union direction in its official discourse.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2007.
Appears in Collections:HIS - Mestrado em História (Dissertações)

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