Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37461
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_CibeleMariadeSousa.pdf7,78 MBAdobe PDFView/Open
Title: Competências profissionais de agentes comunitários de saúde para intervenção com usuários de álcool e outras drogas na estratégia saúde da família
Authors: Sousa, Cibele Maria de
metadata.dc.contributor.email: cimaria1@yahoo.com.br
Orientador(es):: Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto:: Agentes comunitários de saúde
Competência profissional
Ensino a distância
Drogas - abuso - prevenção
Agentes comunitários de saúde - treinamento
Issue Date: 13-Apr-2020
Citation: SOUZA, Cibele Maria de. Competências profissionais de agentes comunitários de saúde para intervenção com usuários de álcool e outras drogas na estratégia saúde da família. 2019. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar as competências profissionais desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), após a realização de um curso de capacitação na modalidade de Educação a Distância (EAD). O Curso de Capacitação para ações Preventivas ao uso de Álcool e outras Drogas foi promovido pelo Observatório de Políticas de Atenção à Saúde Mental (Obsam) da Universidade de Brasília, contemplando os relatos sobre a experiência da trajetória formativa e as repercussões decorridas. Tratou-se de estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório. Foram realizados dois grupos focais, no mês de novembro de 2018. Dos 11 ACS de Equipes Saúde da Família (ESF) que participaram dos grupos, cinco são procedentes de Sobradinho e seis de Ceilândia. Os dados obtidos foram submetidos ao software Iramuteq (Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que faz automaticamente a análise lexical e foram analisados pela classificação hierárquica descendente com base no dendograma e análise de conteúdo. Os resultados do corpus textual foram distribuídos em quatro classes, a saber: Retratos do Cotidiano: vivências dos ACS no terreno do Álcool e outras Drogas; O encontro do ACS com a pessoa e sua história; Da inquietação à mudança; e Limites, desafios e potenciais no cuidado ofertado à população usuária de álcool e outras drogas. Os resultados indicaram, segundo avaliação dos ACS, que a capacitação desenvolvida na modalidade EAD permitiu, no processo formativo, o desenvolvimento de competências para intervenções no âmbito do álcool e outras drogas para engendrar mudanças positivas em suas práticas profissionais. Entretanto, eles também entendem que o curso precisa contemplar o conjunto dos profissionais das equipes da ESF, para ampliar o escopo da atenção integral a essa população específica, reduzindo assim o preconceito para com os usuários. Por fim, corroborou que processos de Educação Permanente em Saúde (EPS), apoiados pela escolha da EAD, podem contribuir para qual ficar as práticas profissionais e os serviços de saúde da Atenção Básica (AB).
Abstract: This study aims to analyze the professional expertise developed by the Community Health Agents (CHA), after a training course in Open and Distance Learning (ODL) they had been undertaken. The Training Course for Preventive Actions on the Use of Alcohol and Other Drugs was carried out by the Observatory of Mental Health Care Policies of the University of Brasilia, including reports on the experience of the formative trajectory and the elapsed impacts. It was a qualitative, descriptive and exploratory study. Two focus groups were conducted in November 2018. Five, out of the 11 CHAs form Family Health Teams (FHS) that took part in the groups were from Sobradinho and six from Ceilândia. The data gathered were analyzed by Iramuteq software (Rinterface pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), which automatically performs lexical analysis and by descending hierarchical classification based on dendogram and content analysis. The results of the text corpus were distributed in four classes, namely: Everyday facts: CHA experiences in the field of Alcohol and other Drugs; CHA's engagement with the person and one’s history; From distress to switch; and limits, challenges and potentials in the care offered to the alcohol and other drugs users. The results indicated, according to CHAs analysis, that the qualification developed in ODL category allowed, during the training process, the development of competences for interventions within the framework of alcohol and other drugs to engender positive changes in their professional practices. However, they also understand that the course needs to contemplate the professionals from the FHS teams, in order to broaden the scope of undivided care to that specific population, thus reducing prejudice. Ultimately, it confirmed that Permanent Health Education (PHE) processes, aided by the choice of distance learning, can contribute to qualifying the professional practices and health services of Primary Care (PC).
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:DSC - Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/37461/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.