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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37420
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Title: Esculpindo sonoridades digitais no panteão afrobrasileiro
Authors: Araujo, Victor Hugo Alves
Orientador(es):: Nóbrega, Carlos Augusto Moreira da
Coorientador(es):: Camargo, Denise Conceição Ferraz de
Assunto:: Arte e tecnologia
Poéticas ritualísticas
Religiões de matriz africana
Arte contemporânea
Sonoridades digitais
Issue Date: 9-Apr-2020
Citation: ARAUJO, Victor Hugo Alves. Esculpindo sonoridades digitais no panteão afrobrasileiro. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta pesquisa investiga o processo criativo no campo da arte e tecnologia, de obras que denominamos Oferendas Performativas. Nelas são trabalhadas possibilidades de entrelaçamento comunicacional em três redes: orgânica, tecnológica e sutil. Esse entrelaçamento comunicacional ocorre nos processos de ressonância experienciados na obra, enquanto um organismo estético configurado no sistema artista-obra-observador. A configuração desse sistema se dá no exercício de consagração dos espaços, em uma conexão que evoca laços das Poéticas Ritualísticas da religiosidade afro-brasileira no contexto da arte contemporânea. As performances são executadas enquanto Performance-Ritual. Nelas são utilizadas sonoridades digitais capturadas através do sampleamento das narrativas míticas da musicalidade dos Orixás, a fim de modelar esculturas sonoras em Narrativas Híbridas. Trabalhamos a compreensão das narrativas míticas em seu caráter pedagógico que ocorre nas conexões entre a sensorialidade e o aspecto emocional da psique, ao diagramarem um campo afetivo. Nossa metodologia, que aplica uma pedagogia mitológica, se contrapõe à uma pedagogia da modernidade exercida no sistema de arte, onde, por muitas vezes, o artista propõe obras como espetáculo, por meio de uma ideia que objetifica e exotiza uma alteridade. A hipótese trabalhada nesta pesquisa é que a reconexão com saberes da ancestralidade, aqui tratados através da religiosidade afrobrasileira, pode fomentar propostas criativas que operam o entrelaçamento dos elementos da natureza com os dispositivos tecnocientíficos. Esse processo é manifestado em obras no campo da arte-tecnologia, que são articuladas na jornada de formação do artista. Neste viés, esta pesquisa investiga a reconfiguração das relações do humano com a natureza através de uma arte que considera enquanto potências criativas: a religiosidade, a performatividade e a tecnologia, incorporadas no sistema artista-obra- observador em Oferendas Performativas por fluxos de Cosmoaudição.
Abstract: This research investigates the creative process in the field of art and technology, of works that we call Performative Offerings. In them are worked possibilities of communicational intertwining in three networks: organic, technological and subtle. This communicational intertwining occurs in the resonance processes experienced in the work, as an aesthetic organism configured in the artist-work-observer system. The configuration of this system occurs in the exercise of the consecration of spaces, in a connection that evokes ties of the Ritualistic Poetics of Afro-Brazilian religiosity in the context of contemporary art. Performances are performed as Performance-Ritual. They use digital sonorities captured through the sampling of the mythical narratives of Orixás musicality, in order to model sound sculptures in Hybrid Narratives. We work to understand the mythical narratives in their pedagogical character that occurs in the connections between the sensoriality and the emotional aspect of the psyche, by diagramming an affective field. Our methodology, which applies a mythological pedagogy, contrasts with a pedagogy of modernity exercised in the art system, where, many times, the artist proposes works as spectacle, through an idea that objectifies and exoticizes an alterity. The hypothesis worked in this research is that the reconnection with knowledge of ancestry, treated here through Afro- Brazilian religiosity, can foster creative proposals that operate the intertwining of the elements of nature with technoscientific devices. This process is manifested in works in the field of art-technology, which are articulated in the artist's training journey. In this bias, this research investigates the reconfiguration of human relations with nature through an art that considers as creative powers: religiosity, performativity and technology, incorporated in the artist-work-observer system in Performative Offerings by Cosmoaudition flows.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

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