Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37239
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_LarisseVasconcelosCostaCavalcante.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open
Title: Dinâmicas das significações de si e transições de desenvolvimento de uma criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Authors: Cavalcante, Larisse Vasconcelos Costa
metadata.dc.contributor.email: larisse.vcavalcante@gmail.com
Orientador(es):: Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto:: Desenvolvimento humano
Transição escolar
Crianças - desenvolvimento
Sistema de self dialógico
Issue Date: 30-Mar-2020
Citation: CAVALCANTE, Larisse Vasconcelos Costa. Dinâmicas das significações de si e transições de desenvolvimento de uma criança da educação infantil para o ensino fundamental. 2019. xiii, 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A transição escolar apresenta-se de forma particular na experiência de cada criança e o modo como a criança constrói significados nesse momento pode guiar aspectos importantes do seu processo de desenvolvimento. O presente estudo visa compreender como se dão os processos significação de si de uma criança experienciando a transição na escola. Partindo de uma abordagem semiótico-cultural do desenvolvimento humano, que compreende as mudanças e transformações eu-outro-cultura sistemicamente, elegemos os Posicionamentos Dinâmicos de Si (PDS) como unidade de análise do Sistema de Self Dialógico. Os PDS consideram as formas como as qualificações subjetivas negociadas em meio à diversidade de situações socioafetivas são significadas e ressignificadas pelo sujeito ao longo do tempo ou percurso. O estudo de caso de natureza ideográfica privilegiou analisar a trajetória de uma criança da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) e a forma como as relações dialógicas apoiavam as mudanças vivenciadas por ela. O estudo buscou identificar e analisar os PDS de uma criança sobre si nas situações lúdicas de interação social, identificando signos que sugeriam a emergência de novos PDS e analisando como os professores atuavam na relação com a criança. O trabalho empírico foi conduzido mediante observação de situações interativas espontâneas e dirigidas, entrevistas com as professoras, a mãe e a própria criança. Episódios foram gravados em vídeo durante as brincadeiras e as atividades observadas foram usadas como artefatos nas entrevistas com a criança e com as professoras. O estudo afirma que os PDS se desenvolvem em uma dinâmica dialógica, que privilegia a ação reflexiva da criança em desenvolvimento, e que o professor pode atuar como um pivô de novos PDS de forma a produzir uma metamorfose na trajetória de vida dos alunos.
Abstract: School transition is unique in each child’s experience, and the way the child builds meanings in this moment can guide important aspects of their development. This study aims to understand the self meaning processes of a child experiencing school transition. Based on a semiotic-cultural approach to human development, which regards the changes and transformations I-other-culture systemically, Dynamic Self-Positionings (PDS) were used in this study as the unit of analysis of the Dialogical Self System. PDS consider how the subject conveys meaning to qualifications negotiated amidst the diversity of socio-affective situations over time or path. An ideographic case study was performed to observe both the transition of a child from kindergarten to elementary school and the dialogical relationships that supported the changes she experienced. The child’s PDS in playful situations of social interaction were analyzed in order to identify signs that suggested the emergence of new PDS and the teachers’ influence in the way children attributed meaning to herself. The empirical work was conducted by observing spontaneous and directed interactive situations, as well as by interviews with the teachers, the mother and the child. Video episodes were recorded during play and activities were observed in interviews with the child and the teachers. The study states that PDS develop dialogically, favoring the reflexive action of the child, and that the teacher can act as a pivot of new PDS in order to change the students’ life trajectory.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/37239/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.