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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36955
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Title: Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
Authors: Menezes, Caline Patrícia da Silva
Orientador(es):: Pinho, Danilo Batista
Assunto:: Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Conhecimento científico
Práticas pedagógicas
Issue Date: 19-Feb-2020
Citation: MENEZES, Caline Patrícia da Silva. Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA. 2019. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Neste Trabalho de Conclusão de Mestrado, propõe-se uma Sequência Didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretende-se apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos fungos e sua interação com o universo vivo, que pode ser examinada pelo viés científico, tecnológico, econômico, social e ambiental. Os estudos em Biologia privilegiam, muitas vezes, a memorização de conceitos e nomenclaturas, o que inviabiliza análises e reflexões que o estudante pode desenvolver a respeito da dinâmica da ciência e da natureza. O uso da Sequência Didática pode oferecer benefícios àqueles que participam do processo de ensino e aprendizagem, pois ela é um instrumento de ensino que integra um conteúdo de qualidade, planejado e elaborado com o intuito de despertar nos estudantes imaginação, criatividade e potencial de investigação, além de promover o letramento e a autonomia científica. De maneira associada, a abordagem CTSA oportuniza o desenvolvimento da aprendizagem correlacionando fatores éticos, sócio-políticos, tecnológicos e relacionados ao ambiente e sua sustentabilidade. Como propósito, este trabalho intenciona sugerir situações para que professores e estudantes desenvolvam, nas aulas sobre o conteúdo de fungos, questionamentos, soluções e o potencial da tomada de decisões importantes para uma sociedade ética, responsável ambiental e socialmente e comprometida com o mundo vivo e o futuro do planeta.
Abstract: In this Master's Dissertation, a Teaching Sequence is proposed for the teaching of fungi under the CTSA perspective directed to teachers of Biology of the Secondary School. It is intended to present proposals for reflections and pedagogical practices that help the teacher to mediate the construction of students' scientific knowledge about fungi and their interaction with the living universe, which can be examined by the scientific, technological, economic, social and environmental bias. In many cases, Biology studies privileges memory retention of nomenclature and concepts, making analysis and reflections unviable for the student’s development regarding science and nature’s dynamics. The use of the Didactic Sequence can offer benefits to those who participate in the teaching and learning process, since it is a teaching instrument that integrates quality content, planned and elaborated with the purpose of awakening in the students imagination, creativity and research potential, besides promoting literacy and scientific autonomy. In an associated way, the CTSA approach facilitates the development of learning by correlating ethical, socio-political, technological and environmental factors and their sustainability. As a purpose, this paper intends to suggest situations for teachers and students to develop, in the classes about fungi content, questionings, solutions and the potential of important decisions for an ethical society, responsible environmentally and socially and committed to the living world and the future of the planet.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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