Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36912
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_ColetandoDadosCapitalismo.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open
Title: Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil
Authors: Cruz, Leonardo Ribeiro da
Saraiva, Filipe de Oliveira
Amiel, Tel
Assunto:: Capitalismo de Vigilância
Softwares educativos
Google Education
Microsoft 365
Issue Date: 2019
Publisher: LAVITS
Citation: CRUZ, Leonardo Ribeiro da; SARAIVA, Filipe de Oliveira; AMIEL, Tel. Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LAVITS, 6., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: LAVITS, 2019. Disponível em: http://lavits.org/wp-content/uploads/2019/12/Cruz_Saraiva_Amiel-2019-LAVITS-1.pdf . Acesso em: 14 fev. 2020.
Abstract: Nos últimos anos, houve um crescimento na oferta de plataformas educacionais às instituições públicas de ensino e de pesquisa no Brasil por grandes empresas do setor, particularmente as empresas Google e Microsoft. Acordos baseados na oferta de serviços gratuitos à instituições e entes públicos tem em grande parte, como contrapartidas, a coleta, tratamento, utilização e comercialização de dados comportamentais de seus usuários. Os acordos revelam uma grande assimetria em relação ao vetor da coleta de dados. As empresas têm, potencialmente, acesso a uma grande quantidade de dados das instituições públicas. Esse artigo tem como objetivo apresentar a metodologia e os resultados encontrados na investigação da seguinte questão: quais instituições públicas de ensino superior no Brasil fizeram acordo com as empresas Google ou Microsoft para gerenciamento dos seus sistemas de tecnologia de informação? Problematizamos a relação entre grandes empresas e sistemas de gerenciamento de ensino e comunicação das universidades públicas. Apresentamos dados primários atuais sobre o tema gerados por um script que será disponibilizado como software livre. Coletamos dados visando identificar servidores de e-mail das instituições, que sabemos (por estudo prévios) ser um forte indicativo de parcerias. Apresentamos os dados da investigação de 104 instituições estaduais e federais públicas brasileiras em formato aberto e com visualização georreferenciada, discutindo suas consequências para o ensino público, vigilantismo e soberania nacional associada à produção científica do país.
Licença:: Anais do VI Simpósio Internacional LAVITS: “Assimetrias e (In)Visibilidades: Vigilância, Gênero e Raça” - (CC BY) - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: http://lavits.org/anais-do-vi-simposio-internacional-lavits-assimetrias-e-invisibilidades-vigilancia-genero-e-raca/?lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2020.
Appears in Collections:MTC - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/36912/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.