Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36846
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_AnaliseRelacaoPlanejamento.pdf3,95 MBAdobe PDFView/Open
Title: Análise da relação entre o planejamento urbano e o planejamento dos transportes : um estudo de caso de Águas Claras, Distrito Federal, Brasil
Authors: Miranda, Daniele Firme
Arruda, Fabiana Serra de
Assunto:: Planejamento urbano
Transportes
Solo - uso
Issue Date: 2018
Publisher: Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra
Citation: MIRANDA, Daniele Firme; ARRUDA, Fabiana Serra de. Análise da relação entre o planejamento urbano e o planejamento dos transportes: um estudo de caso de Águas Claras, Distrito Federal, Brasil. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 8., 2018. Coimbra, Portugal. Atas [...]. Coimbra, Portugal: Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, 2018. Disponível em: http://www.pluris2018.com/pt/show/60. Acesso em: 07 fev. 2020.
Abstract: Esse artigo tem como objetivo analisar a relação entre uso do solo e padrões de tráfego, realizando estudo de caso na cidade planejada de Águas Claras, no Distrito Federal, Brasil. O bairro surgiu necessidade de se desenvolver uma região vazia, por onde passava uma linha do metrô, criando-se uma nova centralidade, com atividades que atendessem plenamente a ocupação prevista. Hoje, com ocupação de 60% da planejada, a região sofre com intensos congestionamentos em todos os seus acessos. Questiona-se, então, por que uma região planejada, com integração dos projetos urbano e de tráfego, não foi bem-sucedida. Este estudo visa a avaliar a contribuição das viagens realizadas por motivos de trabalho para os fluxos veiculares nos horários de pico na região, utilizando a modelagem desagregada de transporte. Além disso, é feito um estudo descritivo da região a fim de examinar as possíveis causas para os congestionamentos e propor soluções para esse cenário.
Licença:: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela servidora Daniele Firme, em 06 de fevereiro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir dessa data. A obra contínua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Appears in Collections:TEC UnB - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/36846/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.