Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36735
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_RaquelOliveiradeSouza.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open
Title: Das coisas da química à química das coisas : uma proposta investigativa para o componente curricular química
Authors: Souza, Raquel Oliveira de
Orientador(es):: Laranjeiras, Cássio Costa
Assunto:: Didática
Atividade investigativa
Ensino de Química
Políticas públicas educacionais
Issue Date: 28-Jan-2020
Citation: SOUZA, Raquel Oliveira de. Das coisas da química à química das coisas: uma proposta investigativa para o componente curricular química. 2019. xii, 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O presente trabalho teve como um objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática baseada em metodologia investigativa e que permeie o conhecimento a partir de contextos e não de conceitos teóricos relativos a uma área específica de conhecimento. Chegou-se a essa proposição a partir de debates relativos à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Documento amplamente discutido nas escolas e universidades e que tem como principal proposição ser uma referência nacional comum e obrigatória para a elaboração de currículos e propostas pedagógicas (Brasil, 2018). A BNCC tornou-se ponto de partida para o desenvolvimento de duas importantes frentes no referido trabalho: um estudo sobre as políticas educacionais brasileiras que se referem à elaboração de uma base comum no Brasil e o estudo e aplicação da metodologia de ensino investigativa. Quanto às políticas educacionais, foi realizado um recorte histórico e organizacional do sistema brasileiro de ensino, parte essa do sistema educacional que muitas vezes é desconhecida ou ignorada pelos docentes. Abordando-se a metodologia de ensino, tem-se que o principal teórico associado é John Dewey. Tem-se também que a aplicação de atividades investigativas é sugestionada em vários documentos oficiais de ensino no país como, por exemplo, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a própria BNCC. O objetivo da sequência didática foi o desenvolvimento de habilidades relacionadas a ações investigativas e que desenvolvessem a química presente em alguns contextos. As atividades foram pensadas a partir de materiais comuns e de fácil obtenção por parte dos docentes e podem ser realizadas tanto em sala de aula quanto em um laboratório de ciências. A partir do desenvolvimento da sequência didática perceberam-se melhorias no aprendizado dos estudantes e progresso em habilidades relacionadas à investigação para a solução de fenômenos ou problemas apresentados a eles.
Abstract: The present work had as an objective the development and application of a didactic sequence based on investigative methodology and that permeates the knowledge from contexts and not from theoretical concepts related to a specific area of knowledge. This proposal was based on debates on the National Curricular Common Base - BNCC. Document widely discussed in schools and universities and whose main purpose is to be a common and obligatory national reference for the elaboration of curricula and pedagogical proposals (Brazil, 2018). The BNCC became the starting point for the development of two important fronts in the aforementioned work: a study on the Brazilian educational policies that refer to the elaboration of a common base in Brazil and the study and application of the methodology of investigative teaching. As for educational policies, a historical and organizational cut was made of the Brazilian teaching system, part of the educational system that is often unknown or ignored by teachers. Approaching the methodology of teaching, one has that the main associated theorist is John Dewey. It is also understood that the application of investigative activities is suggested in several official teaching documents in the country, such as the National Curricular Guidelines and the BNCC itself. The objective of the didactic sequence was the development of skills related to investigative actions and to develop the chemistry present in some contexts. The activities were designed from common materials and easily obtained by the teachers and can be carried out both in the classroom and in a science laboratory. From the development of the didactic sequence, improvements were observed in students' learning and progress in research-related skills for the solution of phenomena or problems presented to them.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/36735/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.