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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36474
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Title: Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
Other Titles: Creation of a skills development simulation in a hospital
Creación de una simulación para el desarrollo de competencias en un hospital
Authors: Zucatti, Ana Paula Noronha
Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
Abbad, Gardênia da Silva
Flores, Cecília Dias
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-3409-0289
http://orcid.org/0000-0002-9531-8251
http://orcid.org/0000-0003-0807-3549
http://orcid.org/0000-0002-5720-3787
Assunto:: Ensino a distância
Simulação (Computadores)
Liderança
Issue Date: 2019
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation: ZUCATTI, Ana Paula Noronha et al. Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, e181204, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100115. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: Este artigo descreve a criação, aplicação e análise da eficácia de uma simulação por computador para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e feedback. Foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa em um hospital de Porto Alegre, RS, com 29 enfermeiros, com o objetivo de analisar a eficácia da simulação utilizada em EaD na identificação e desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital pediátrico. Foram utilizados três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) simulação sobre gestão de conflitos e feedback, baseado na teoria do Grid Gerencial, e c) avaliação de reação. A comparação entre as respostas do questionário e da simulação demonstram alteração no estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões relativas às competências estudadas. A avaliação de reação foi positiva, com satisfação de 89,66% dos usuários. A simulação criada neste estudo se mostrou eficaz para a identificação de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback. Porém, são necessários novos estudos com amostras maiores e métodos de controle para afirmar a eficácia no desenvolvimento de competências.
Abstract: This article describes the creation, application, and analysis of the effectiveness of a computer simulation for the identification and development of conflict management and feedback skills. A descriptive exploratory study of quantitative approach was realized in a hospital in Porto Alegre, RS, Brazil, with 29 nurses, with the objective of analyzing the efficacy of the simulation used in Distance Education in the identification and development of conflict management skills and of giving and receiving feedback in leading nurses of a pediatric hospital. Three instruments were used: a) leadership assessment questionnaire, b) simulation on conflict management and feedback, based on the managerial grid theory, and c) reaction evaluation. The comparison between the answers of the questionnaire and the simulation shows a change in the managerial style of the participants in the two dimensions. The reaction evaluation was positive, with a satisfaction of 89.66% of users. The simulation created in this study proved to be effective to identify conflict management skills and to give and receive feedback; however, new studies with larger samples and control methods are necessary to assert efficacy in the development of competencies.
Resumen: En este artículo se describe la creación, aplicación y análisis de la eficacia de una simulación por computadora para la identificación y el desarrollo de competencias de gestión de conflictos y retroalimentación. Se realizó un estudio exploratorio descriptivo de abordaje cuantitativo en un hospital de Porto Alegre, RS, con 29 enfermeros, con el objetivo de analizar la eficacia de la simulación utilizada en EaD en la identificación y desarrollo de competencias de gestión de conflictos y dar y recibir feedback en líderes enfermeros de un hospital pediátrico. Se utilizaron tres instrumentos: a) cuestionario de evaluación de liderazgo, b) simulación sobre gestión de conflictos y feedback, basado en la teoría del Grid Gerencial, y c) evaluación de reacción. La comparación entre las respuestas del cuestionario y la simulación demuestran cambios en el estilo gerencial de los participantes en las dos dimensiones relativas a las competencias estudiadas. La evaluación de reacción fue positiva, con satisfacción del 89,66% de los usuarios. La simulación creada en este estudio se mostró eficaz para la identificación de competencias de gestión de conflictos y dar y recibir feedback. Sin embargo, son necesarios nuevos estudios con muestras mayores y métodos de control para afirmar la eficacia en el desarrollo de competencias.
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017
Appears in Collections:PST - Artigos publicados em periódicos

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