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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36420
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Title: Santa Teresa e os fundadores : iconologia da pintura de João de Deus e Sepúlveda na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife (Séc. XVIII)
Other Titles: Saint Theresa and the founders : iconology of the painting of João de Deus e Sepúlveda in the Church of the Third Order of Carmel, Recife (18th century).
Authors: Honor, André Cabral
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-3665-129X
Assunto:: Sepúlveda, João de Deus
Miniaturas (Pintura)
Recife (PE)
Ordem Terceira do Carmo
Carmelitas
Issue Date: 2019
Publisher: EdUFF - Editora da UFF
Citation: HONOR, André Cabral. Santa Teresa e os fundadores: iconologia da pintura de João de Deus e Sepúlveda na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife (Séc. XVIII). Tempo, Niterói, v. 25, n. 3, p. 555-576, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2019v250302. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042019000300555. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: O presente artigo realiza uma abordagem iconológica da pintura setecentista “Jesus consola Santa Teresa falando sobre os santos fundadores de ordens”, de autoria do pintor pernambucano João de Deus e Sepúlveda, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife. Utilizou-se como ferramenta metodológica a iconologia de Erwin Panofsky renovada pelos estudos de Rafael García Mahíques baseando-se na intertextualidade da iconografia como proposto por Omar Calabrese. Utilizando-se de conceitos contemporâneos à feitura da imagem, como decoro, engenho e maravilha, buscou-se compreender o painel em seu contexto de produção, percebendo-o como uma construção sociocultural, parte de uma intrincada composição em que os terceiros buscavam exercer e expandir o seu poder simbólico.
Abstract: This article is an iconological analysis of the painting “Jesus offers comfort to Saint Teresa and speaks about the founder saints of the orders”, painted by João de Deus e Sepúlveda in the eighteenth century, and located in the Church of the Third Order of Carmel of Recife. The methodology was based on Rafael García Mahíques’s reading of Erwin Panofsky’s iconology inspired, the first, by Omar Calabreses’s take on the intertextuality of iconography. By using concepts that are contemporary with the painting, such as decorum, ingenuity, and marvel, the article attempts to understand the panel in the context of its production, recognizing it as a social-cultural construct which exerts and exposes the symbolic power of the Third Order.
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2019v250302
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