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dc.contributor.authorMartinez, Andréia Pereira de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:09Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:09Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Naturalização da vida: uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 45-58, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100045. Acesso em: 23 jan. 2020. Epub May 30, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36291-
dc.description.abstractA infância é uma etapa da vida humana caracterizada, por alguns ideários sociais, como algo natural. De modo semelhante, a criança e o desenvolvimento de sua musicalidade transitam em meio a essas percepções, em que ocorre um esforço de naturalização da atividade humana. Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado e aborda tal questão tendo a perspectiva histórico-cultural como pressuposto teórico, lançando um olhar reflexivo e questionador para esse fenômeno, preconizando que a existência humana extrapola as determinações naturais, pois é engendrada pelas relações sociais e culturais, historicamente constituídas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNaturalização da vida : uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das criançaspt_BR
dc.title.alternativeNaturalization of life : a critique of the effort to naturalize children and the musicality of children-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordMusicalidadept_BR
dc.subject.keywordComportamento humano-
dc.rights.license© 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY NC) .-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298pt_BR
dc.description.abstract1Childhood is a stage of human life that, among some social ideals, is characterized as something natural. In a similar way, the child and the development of his musicality pass through these perceptions, in which there is an effort to naturalize human activity. This article starts from a doctoral research and approaches this question taking the cultural-historical perspective as a theoretical presupposition, throwing a reflective and questioning look at this phenomenon, suggesting that human existence extrapolates natural determinations because it is engendered by social and cultural relations, historically constituted.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9349-9856-
Appears in Collections:FE-PG - Artigos publicados em periódicos

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