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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36186
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Title: Lucas, presente! : por uma inclusão escolar das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo que ultrapasse o prescrito nas políticas públicas
Authors: Teixeira, Deibia Sousa Rodrigues
Orientador(es):: Legnani, Viviane Neves
Assunto:: Inclusão escolar - crianças - adolescentes
Crianças autistas
Psicanálise e educação
Transtorno do Espectro Autista
Issue Date: 21-Jan-2020
Citation: TEIXEIRA, Deibia Sousa Rodrigues. Lucas, presente!: por uma inclusão escolar das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo que ultrapasse o prescrito nas políticas públicas. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A inclusão escolar de crianças com TEA deve visar o bem-estar e o cumprimento de um direito humano inquestionável: o de conviver, de participar e de interagir na sociedade de forma igualitária. Assim, apresentamos como objetivo geral dessa pesquisa a ilustração do que pode ser a ética da Psicanálise no campo educativo por meio do processo de inclusão de uma criança autista. Tem-se como objetivos específicos: refletir sobre as consequências de uma inclusão escolar pautada no discurso de homogeneização do sujeito; analisar a relação entre a psicanálise, a educação e a inclusão; reconhecer o caráter transitório da classe especial no processo de inclusão escolar de uma criança com TEA; refletir sobre a importância do coletivo institucional para a inclusão escolar bem-sucedida de uma criança com TEA. Do ponto de vista metodológico a construção das informações fez-se com uma abordagem qualitativa, tendo em vista a necessidade de se considerar a singularidade e a voz dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, foi realizado um Estudo de Caso de um aluno diagnosticado como TEA com 12 anos de idade inserido em uma Classe Especial em uma escola pública do Distrito Federal. O trabalho foi fundamentado na perspectiva da teoria psicanalítica. Esse aporte teórico norteou a reflexão referente a possibilidade de aproximação dos campos da psicanálise e educação inclusiva, mais especificamente no que se refere à importância do campo da ética do sujeito no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. A construção e análise dos dados demonstrou que independentemente do formato em que inclusão escolar se apresente dentro do contexto educacional, em classes especiais ou em turmas regulares, a criança com TEA somente poderá ser beneficiada se for vista como um sujeito que possui um lugar na escola. A escola, por sua vez, apenas se tornará, verdadeiramente inclusiva, à medida em que se deixar atravessar por reflexões baseadas no campo da ética do sujeito, na alteridade, responsabilidade e respeito às diferenças, direitos, limitações e possibilidade de cada sujeito que compõem o dia-a-dia da escola.
Abstract: The school inclusion of children with ASD should aim at the well-being and fulfillment of an unquestionable human right: to live, participate and interact in society in an equal manner. Thus, we present as general objective of this research the illustration of what can be the ethics of psychoanalysis in the educational field through the process of inclusion of an autistic child. Its specific objectives are: to reflect on the consequences of a school inclusion based on the subject's homogenization discourse; analyze the relationship between psychoanalysis, education and inclusion; recognize the transitional character of the special class in the school inclusion process of a child with ASD; reflect on the importance of the institutional collective for the successful school inclusion of a child with ASD. From the methodological point of view, the construction of the information was made with a qualitative approach, considering the need to consider the uniqueness and the voice of the research participants. Thus, we conducted a Case Study of a student diagnosed with ASD 12 years old inserted in a Special Class in a public school in the Federal District. The work was based on the perspective of psychoanalytic theory. This theoretical support guided the reflection regarding the possibility of approaching the fields of psychoanalysis and inclusive education, more specifically regarding the importance of the field of subject ethics in the process of school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder. The construction and analysis of the data showed that regardless of the format in which school inclusion is presented within the educational context, in special classes or in regular classes, a child with ASD can only benefit if viewed as a subject who has a place in school. The school, in turn, will only become truly inclusive as it allows itself to be crossed by reflections based on the field of subject ethics, on otherness, responsibility and respect for the differences, rights, limitations and possibility of each subject the day to day of school.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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