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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36123
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Title: Processo de gestão de riscos no Diário Oficial do Distrito Federal : ISO 31000:2018
Authors: Leal, Marcelo Mafra
Orientador(es):: Oliveira, Edgard Costa
Assunto:: Gestão de riscos
Diários Oficiais
Administração pública
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: LEAL, Marcelo Mafra. Processo de gestão de riscos no Diário Oficial do Distrito Federal: ISO 31000:2018. 2019. xix, 186 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Introdução: A aplicação da gestão de riscos cresce na administração pública a cada ano e no Governo do Distrito Federal. Sabe-se que todo processo envolve riscos e existe ausência de conhecimento sobre a implementação de gestão de riscos na solicitação de publicação de atos oficiais nos Diários Oficiais.Objetivo: desenvolver proposta de aplicação de gestão de riscos no processo de publicação de atos oficiais no Diário Oficial do Distrito Federal sob a coordenação da Coordenação de Distribuição e Faturamento com base na ISO 31000:2018. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de relato de caso. Resultados: Estabeleceu-se o mapeamento do processo de publicação de atos oficiais bem como processo de gestão de risco no Diário Oficial de Distrito Federal coordenado pela Coordenação de Distribuição e Faturamento. Os resultados obtidos identificaram onze riscos, desses relacionados a conformidade (n=3), estratégicos (n=4) e fiscais (n=4) e distribuídos entre os níveis de riscos médios (n=5), baixo (n=3) e alto (n=3). A ferramenta desenvolvida foi capaz de realizar a gestão dos pedidos e riscos envolvidos no processo de publicação de atos oficiais por meio de cores (semáforo), além de emissão de alertas (popup), bem como apresentar opções de respostas aos riscos. Além disso, apresentou um interface de dashboard que comunica de forma sistemática as demandas e os riscos. A implementação da ferramenta voltada a gestão de riscos permitiu o registro de 50.000 registros (2016-2018) e no ano de 2018 a identificação de 1.241 riscos envolvidos nas etapas de publicação (prazo >48 horas) e faturamento (vigência de contratos e saldos). Os resultados obtidos da proposta de gestão de riscos e a implementação da ferramenta foram satisfatórios em números e na percepção dos envolvidos. Conclusão: Os resultados evidenciam que é possível implementar a gestão de riscos no processo de publicação de atos oficiais, assim como é viável e aplicável a ferramenta voltada a gestão de riscos desenvolvida. Este é a primeira proposta de gestão de riscos em um Diário Oficial, assim espera-se que os resultados positivos possam estimular outros Diários a buscarem controles internos para melhorar os serviços prestados a sociedade de forma geral.
Abstract: Introduction: Every year, the application of risk management is growing in public administration and in the Government of the Federal District. It is known that all processes involve risks and there is a lack of knowledge about the implementation of risk management in the request of publication of official acts in Official Gazettes. Objective: to develop a proposal of the risk management application in the process of publication of official acts in the Federal District Official Gazette coordinated by the Distribution and Billing Coordination based on ISO 31000: 2018.Method: This is a descriptive and exploratory case report research.Results: It was established the mapping of the process of publication of official acts as well as the process of risk management in the Federal District Official Gazette coordinated by the Distribution and Billing Coordination. The study identified eleven risks in the process of publication of official acts, they were classified in conformity (n = 3), strategic (n = 4) and fiscal (n = 4) and distributed among the risk levels medium (n = 5), low (n = 3) and high (n = 3). The tool developed was able to manage the requests and the risks involved in the process of publication of official acts through colors (semaphore), besides issuing alerts (pop-up), as well as presenting options of responses to the risks. In addition, it presented a dashboard interface that systematically communicates demands and risks. The implementation of the risk management tool allowed the registration of 50,000 records (2016-2018) and in 2018, 1,241 risks were identified in the stages of the publication (term> 48 hours) and billing (term of contracts and balances). The results obtained from the risk management proposal and with the implementation of the tool were satisfactory in numbers and in the perception of those involved. Conclusion: The results emerge that it is possible to implement risk management in the process of publication of official acts, as well as the feasible and applicable tool developed for risk management. This is the first proposal of risk management in an Official Gazette, so it is hoped that the positive results could stimulate other Diaries to seek internal controls and improve the services provided to society in general.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

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