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Title: Comunicação da informação organizacional por meio da tevê corporativa do Banco Central do Brasil
Authors: Santos, Simone Pinheiro
Orientador(es):: Amaral, Sueli Angélica do
Assunto:: Processo de comunicação
Informação organizacional
TV BACEN
Issue Date: 7-Jan-2020
Citation: SANTOS, Simone Pinheiro. Comunicação da informação organizacional por meio da tevê corporativa do Banco Central do Brasil. 2003. xiii, 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília 2003.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo descrever o processo de comunicação da informação organizacional realizado por meio de um canal de comunicação, a tevê corporativa. Por ser um assunto ainda pouco explorado no âmbito da Ciência da Informação, optou-se por um estudo de caso. A instituição que apresentou todos os quesitos exigidos para o estudo de caso foi o Banco Central do Brasil, uma autarquia especial federal com nove sucursais espalhadas pelo Brasil, preocupada com a comunicação interna, que utiliza a tevê corporativa, transmitida via tevê e via intranet, para informar os seus funcionários. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou-se de análise documental, entrevistas pessoais e questionários para o levantamento preliminar de dados. Documentos e registros, tais como proposta, manual, memorandos, jornais internos e site, do Banco Central do Brasil foram analisados a fim de verificar a missão e os objetivos do Banco Central e do departamento responsável pela TV BACEN, a SECRE/SUREL/DIMEP/MULTI, a história da TV BACEN, o seu planejamento e o mapeamento do processo, desde a concepção até a sua implantação. Entrevistas foram realizadas com os dois responsáveis pela TV BACEN para adquirir informações a respeito de cada elemento do processo de comunicação sob o ponto de vista do emissor. Questionários foram enviados via e-mail aos 4666 funcionários concursados de todas as sucursais do Banco Central. Destes foram recebidos 690 questionários, cuja análise das respostas permitiu a visão do receptor com relação ao processo de comunicação da informação organizacional por meio da TV BACEN. Comparando as informações adquiridas por meio da análise documental, entrevistas e questionários, constatou-se que o processo de comunicação estudado não tem foco no receptor, que informações preciosas sobre as suas preferências não são utilizadas para adequar o processo às necessidades dos receptores. Por fim, são apontadas direções e recomendações para a realização de novas pesquisas.
Abstract: This research aimed to describe the process of communication of the organizational information accomplished through a communication channel: the business TV. As it is a subject that has still been little explored in the scope of the Information Science, it was opted for a case study. The Brazilian Central Bank was the institution that *presented ali the demanded requirements for this, as it is a federal special autarky with nine branches spread in Brazil. Due to the fact that the Brazilian Central Bank is concerned with the internai communication, it has used the business TV, transmitted through TV set and via “intranet”, in order to keep its employees informed. The research which had an exploratory and descriptive character, made use of a documental analysis, personal interviews as well as questionnaires for the preliminary raising of data. Besides, documents and récords such as proposals, manuais, memoranda, internai newspapers and site were analyzed from the Brazilian Central Bank in order to verify its mission and aims and, also from the responsible department for the BACEN TV, which is ECRE/SUREUDIMEP/MULTI. The BACEN TVs history both its planning and the map of the process have alsò been analyzed since the conception until its implantation. Interviews were accomplished with the two responsible for the BACEN TV to get information regarding each element of the communication process under the transmittei^s viewpoint. Questionnaires were sent through e-mail to the 4666 competed employees of ali branches of the Brazilian Central Bank. From these, 690 questionnaires were received, whose analysis of answers allowed the receiver*s view conceming the process of communication of the organizational information through the BACEN TV. Comparing the acquired information through the documental analysis, interviews and questionnaires, it was verified that the communication process, which was studied, doesn’t have focus on the receiver. Therefore, precious information about his preferences are not utilized to adapt the process to the receivers’ needs. Finally, guidelines and recommendations are pointed so that new researches might be accomplished.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2003.
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

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