Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36039
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_MarxLamareFelix.pdf4,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Um estudo iconográfico da arte de uma louca de rua : a imagem [bruta] de Tereza do Pau e o desenho urbano de Cajazeiras-PB
Authors: Felix, Marx Lamare
Orientador(es):: Nóbrega, Christus Menezes da
Assunto:: Desenho urbano
Arte
Espaços públicos
Issue Date: 27-Dec-2019
Citation: FELIX, Marx Lamare. Um estudo iconográfico da arte de uma louca de rua: a imagem [bruta] de Tereza do Pau e o desenho urbano de Cajazeiras-PB. 2019. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este trabalho trata sobre a interação cotidiana dos moradores de uma cidade, no interior do sertão paraibano (Cajazeiras-PB), com a produção visual de Tereza do Pau, considerada “louca de rua”, que perambula há mais de 30 anos pela cidade, executando ações artísticas e percorrendo trajetos urbanos distintos. Refletindo sobre a percepção estética dos moradores locais diante da produção imagética de Tereza, considerada bruta e isenta de aspectos acadêmicos da arte. Para tornar decifrável e inteligível a experiência da loucura que ultrapassa as delimitações clínicas para os espaços públicos da cidade, onde as imagens presentes no cotidiano das pessoas, também são produzidas por ações como longas caminhadas, a pesquisa se fundamenta em base s metodológicas seguindo os modelos fenomenológico e etnográfico. Além de levantamento bibliográfico, onde serão investigados os aspectos abordados nos pontos de vista do louco de rua, seus discursos, assim como sua produção visual e experiência artística, provocando uma reflexão sobre o diálogo entre o design urbano, loucura, arte bruta, iconografia, vagância, novas derivas, nomadismos e comunidade.
Abstract: This text discusses the interaction of the residents of Cajazeiras - a town in the backlands of Paraíba - with the urban visual production of Tereza do Pau, a crazy woman who lives in the street. She wandered for more than 30 years in the town, performing drawings and artistic actions by the urban paths that passed. Her drawings are considered brute and free of art academic aspects. This research is based on the methodology of phenomenology and ethnography. It also brings a bibliographical survey, which investigates the socio-cultural aspects of the street madman, the power of his speeches, the dynamics with the city, provoking a reflection on the dialogue between urban design, madness, crude art, iconography, vagrancy, new drifts, nomadisms, and community.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:DIN - Mestrado em Design (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/36039/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.