Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35935
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_GeografiaSaudeTeoria.pdf27,14 MBAdobe PDFView/Open
Title: Geografia e saúde : teoria e método na atualidade
Authors: Gurgel, Helen da Costa
Belle, Nayara
Assunto:: Geografia da saúde
Saúde pública
Issue Date: 2019
Citation: GURGEL, Helen; BELLE, Nayara (org.). Geografia e saúde: teoria e método na atualidade. Brasília: Universidade de Brasília, 2019. 170 p.
Abstract: Este e-book é fruto do Seminário Internacional Geografia & Saúde: Teoria e Método na Atualidade e contou com a parceria da equipe do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS/UnB) para a sua elaboração. Os textos aqui apresentados são produtos das palestras ministradas durante o evento e procuram ilustrar de diversas maneiras a diversidade de análises sobre as inter-relações entre o ambiente e a saúde, baseadas essencialmente sobre o papel das relações espaço-temporais e também na mobilização de ferramentas e métodos geográficos para um olhar inovador do conhecimento a ser integrado nas abordagens científicas.
Os autores e participantes deste e-book estão associados à rede construída como parte do projeto JEAI-GITES (Jovem Equipe Associada ao IRD - Gestão, Indicador e Território: Ambiente e Saúde no Brasil) coordenado entre 2015 e 2018 pelas professoras-pesquisadoras Helen Gurgel (UnB) e Anne-Elisabeth Laques (IRD). O Programa JEAI (Jeunes Equipes Associées) é uma iniciativa do IRD voltada para o surgimento ou fortalecimento de equipes de pesquisa de países do Sul, no âmbito de parcerias científicas com unidades de pesquisa do IRD. O JEAI-GITES buscou fortalecer o lugar da geografia da saúde na elaboração de sistemas de melhoria do conhecimento, vigilância e alerta, de modo a integrar as disparidades espaciais das condições de saúde com a dinâmica socioambientais dos territórios. Em continuidade a esse programa atualmente a UnB, a FIOCRUZ e o IRD coordenam em parceria o LMI-Sentinela (Laboratório Misto Internacional - Observatórios Transfronteiriços do Meio Ambiente, Clima e Doenças Vetoriais).
Dessa maneira, buscamos contribuir com o movimento de valorização das análises geográficas das adversidades à saúde, em busca de estratégias de superação para seus desafios, além de estabelecer um espaço para o debate sobre teoria e método no contexto contemporâneo. Trazendo e divulgando as novidades e atualidades do que vêm ocorrendo no nível nacional e internacional, com destaque para o cenário europeu (França e Holanda) e latino-americano (Brasil, Cuba e Argentina). Helen Gurgel e Nayara Belle - Universidade de Brasília (UnB)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelas organizadoras da obra, em 09 de dezembro de 2019, para disponibilizar o livro Geografia e Saúde: Teoria e Método na Atualidade, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Appears in Collections:GEA - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35935/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.