Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35915
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorBrandão, Gabriel Oliveira-
dc.date.accessioned2019-12-06T14:55:14Z-
dc.date.available2019-12-06T14:55:14Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Emília Gonzaga de; BRANDÃO, Gabriel Oliveira. Formação docente inicial e prática pedagógica, o que pensam os professores?. In: Congreso Internacional de Psicologia y Educación, 2019, Milão.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35915-
dc.description.abstractEste artigo se insere nas discussões da formação inicial e sua relação com a prática pedagógica dos professores da Educação Básica, dificuldades e alegrias vivenciadas na realização da profissão. Analisa respostas de professores da Educação básica, a formação inicial e disciplinas estudadas relacionadas a atuação em sala de aula. A pesquisa e a discussão inicial dos dados foram realizadas durante a disciplina de Didática com licenciandos de várias áreas de formação. Entrevistaram professores de suas respectivas áreas de formação sua atuação profissional e a relação com a formação inicial. Três questões foram escolhidas para este estudo. Foram elaboradas pelos estudantes relacionadas aos temas estudados na disciplina. Para a análise fizemos uma incursão no que se tem delineado em termos de produção sobre o fazer pedagógico, os saberes necessários para a profissão, a formação inicial docente e a relação com o que os docentes percebem desses aspectos em suas práticas. Dialogamos com autores Tardif, Veiga, Pimenta, Masetto, Garcia e outros assegurando a fundamentação teórica sobre formação inicial e a relação com a prática pedagógica. Discutimos se o conhecimento adquirido pelos então alunos de licenciatura são relevantes e necessários para o fazer pedagógico e atuação em sala de aula. Os dados obtidos nos ajudaram a refletir sobre as concepções que envolvem o currículo dos cursos de formação inicial de professores e o conhecimento desenvolvido relacionado com a prática. Temos muitas interrogações e desejo de compreender as questões atuais sobre formação e profissão docente, e contribuir para uma melhor formação inicial docente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleFormação docente inicial e prática pedagógica, o que pensam os professores?pt_BR
dc.title.alternativeTeacher's profession : initial formation and pedagogical practice, what do teachers think?pt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordDidáticapt_BR
dc.description.abstract1The present article aims to discuss the early education and its relationship with teacher’s pedagogical practice of Basic Education, its difficulties and excitements that are experienced in the realization of the profession. It also analyzes responses from teachers of basic education, initial education and class subjects related to classroom performance. The research and initial discussion of the data were performed during a discipline called Didacts, with undergraduates from other academic fields, where they interviewed teachers, from their respective areas of study, on their professional performance and their relationship with initial education. Three questions were chosen for this study. They were elaborated by the students and they were related to the subjects studied in the discipline. For the analysis we made an incursion in what has been delineated in terms of production about the pedagogical practice, the necessary knowledge for the profession, the initial teacher education and the relation with what the teachers perceive of these aspects in their practices. We dialogue with authors Tardif, Veiga, Pimenta, Masetto, Garcia and others ensuring the theoretical foundation on initial formation and the relationship with pedagogical practice while discussing whether the knowledge acquired by the undergraduate students is relevant and necessary for pedagogical and classroom performance. The data obtained helped us to reflect on the conceptions that involve the curriculum of initial teacher education courses and the developed knowledge related to the practice. We are curious and with a strong desire to understand the current issues about teacher’s education and profession, and to contribute to a better teaching of early education.pt_BR
Appears in Collections:PAD - Trabalhos apresentados em eventos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35915/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.