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Title: A construção identitária do “brasiliense”
Authors: Andrade, Edgleuba de Carvalho Queiroz de
Orientador(es):: Vieira, Josênia Antunes
Assunto:: Linguística
Características nacionais - Brasil
Arquitetura - Brasília (DF)
Análise do discurso
Issue Date: 2006
Citation: ANDRADE, Edgleuba de Carvalho Queiroz de. A construção identitária do “brasiliense”. 2006. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: O estudo baseado na influência da arquitetura de Brasília na vida das pessoas que residem no Plano Piloto da cidade é resultado da análise de diferentes textos: anúncios publicitários, reportagem e entrevistas. O objetivo da pesquisa é observar como esses textos constroem a identidade do morador da Capital Federal e de que forma os valores ideológicos interferiam em tal construção. Para tanto utilizei como base metodológica a pesquisa qualitativa. Os pressupostos teóricos principais de minha análise são Análise de Discurso Crítica pautada por Fairclough (1996, 1998, 2001 e 2003), por Chouliaraki e Fairclough (1999) e por Wodak e Meyer (2001). Discuti o conceito de ideologia, tomando como apoio Althusser (1974, 2001), Gramsci (1991) e Thompson (1995). Com relação ao conceito de identidade, reportei-me a Giddens (1991, 1993, 2002) e a Hall (1992, 2000, 2004). Para finalizar os pressupostos teóricos desta longa caminhada, trabalhei a teoria multimodal com base em Kress e van Leeuwen (1996, 2001). Com relação às categorias analíticas, Thompson (1995) com destaque para as estratégias de construção simbólica mais representativas – legitimação (racionalização), fragmentação (diferenciação) e reificação (naturalização) - com o intuito de observar os modos de operação da ideologia. No caso de Fairclough (2001; 2003), trabalhei: vocabulário, relações de significados entre orações e sentenças e representação de eventos sociais. Para a análise da composição multimodal, abordei as categorias de valor da informação, de saliência e do enquadramento e a representação dos participantes. Ao final da pesquisa, percebi que a construção identitária do “brasiliense” é pautada, sobretudo, no modo ideológico como a cidade é vista por seus moradores e pelos demais brasileiros. Assim, esse sujeito apresenta-se de forma fragmentada, como resultado da influência de fatores sociais, históricos e econômicos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study based on the influence of the architecture of Brasilia in the life of the people who reside in the “Plano Piloto” of the city is a result of the analysis of different texts: advertisements, media news and interviews. The objective of the research is to observe how these texts build the identity of the inhabitant of the Federal Capital and in which form the ideological values had an influence in such construction. For this purpose, I used as theorical base the qualitative research. The theoretical presupositions of my reasearch are Critical Discourse Analysis in Fairclough (1996, 1998, 2001 and 2003), Chouliaraki and Fairclough (1999) and Wodak and Meyer (2001). I discussed the concept of ideology, based upon Althusser (1974, 2001), Gramsci (1991) and Thompson (1995). The concept of identity was taken from Giddens (1991, 1993, 2002) and Hall (1992, 2000, 2004). To finish the theoretical presupositions of this long walk, I worked with the multimodal theory of Kress and van Leeuwen (1996, 2001). In relation to the analytical categories, Thompson (1995) was the basis, with prominence for the most representative strategies of symbolic construction: legitimation (rationalization), fragmentation (differentiation) and reification (naturalization), with the intention of observing the ways of operation of the ideology. In the case of Fairclough (2001; 2003), I worked with vocabulary, relations of meanings between verbal phrases and sentences and representation of social events. For the analysis of the multimodal composition, I approached the categories of value of the information, salience and the framing and the representation of the participants. At the end of the research, I found out that the identity construction of the “brasiliense” is mainly based upon the ideological way the city is seen by its inhabitants and by all brazilians around the country. Thus, this citizen is presented of broken up form, as resulted of the influence of social, historical and economic factors.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
Appears in Collections:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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