Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35193
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_AcsaRodriguesFerreiraGuimarães.pdf2,42 MBAdobe PDFView/Open
Title: Universidade e empreendedorismo : estudo baseado nos esforços promovidos pela Universidade de Brasília
Authors: Guimarães, Acsa Rodrigues Ferreira
Orientador(es):: Cabello, Andrea Felippe
Assunto:: Universidade de Brasília
Empreendedorismo
Mercado de trabalho
Habilidade profissional
Competência profissional
Issue Date: 31-Jul-2019
Citation: GUIMARÃES, Acsa Rodrigues Ferreira. Universidade e empreendedorismo: estudo baseado nos esforços promovidos pela Universidade de Brasília. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Além dos diversos ganhos envolvidos no processo de ensino e pesquisa, a universidade pode expandir seu papel social ao reconhecer a importância de promover habilidades e competências empreendedoras para o contexto regional. A Universidade de Brasília reconhece esse valor por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), que conta com a Escola de Empreendedorismo (EMPREEND) como um de seus programas. Através de características de perfil de egressos, o trabalho busca analisar se a EMPREEND desenvolve habilidades e competências que alteram a alocação dos egressos no mercado de trabalho. Para essa análise, contamos com amostra de egressos de 2007 a 2015 com colocação no mercado de trabalho segundo a RAIS 2015.
Abstract: In addition to the gains with teaching and research, the university can expand its social role by assuming the importance of promoting entrepreneurial skills for regional development. The University of Brasília recognizes this value through the Technological Development Support Center (CDT/UnB), which has the Entrepreneurship School (EMPREEND) as program. Through the profile of graduates, the goal of this dissertation is to analyze if EMPREEND develops skills that changes the allocation of graduates in the labor market. For this analysis, we have a data of graduates from 2007 to 2015 with job according to RAIS 2015.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35193/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.