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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35114
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Title: Crenças, experiências e ações de uma professora de inglês não licenciada : um estudo de caso
Authors: Machado, André Santana
Orientador(es):: Mukai, Yûki
Assunto:: Língua inglesa - estudo e ensino
Professores de línguas - formação
Professores - prática de ensino
Língua inglesa - estudo e ensino
Issue Date: 18-Jul-2019
Citation: MACHADO, André Santana. Crenças, experiências e ações de uma professora de inglês não licenciada: um estudo de caso. 2018. xi, 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A pesquisa apresentada nesta dissertação trata do construto crenças sobre o ensino e a aprendizagem de línguas, numa perspectiva contextual (BARCELOS, 2001). Motivada por um fenômeno recorrente numa cidade goiana localizada no entorno do Distrito Federal, em que profissionais não licenciados em Letras são formalmente contratados pela Subsecretaria Regional de Educação para ensinar inglês nas escolas públicas estaduais, a pesquisa investigou as crenças de uma dessas professoras a respeito de como se ensina e se aprende inglês, assim como suas crenças sobre si, na condição de não licenciadae sobre que tipo de profissional pode ensinar inglês. Da mesma forma, o trabalho também procurou compreender as relações entre as crenças da participante da pesquisa e suas ações no âmbito profissional, tendo como referência suas experiências de aprendizagem de inglês vivenciadas anteriormente; suas experiências no campo formativo e suas experiências em contexto de atuação profissional. Para tanto, o trabalho partiu de uma conceituação geral sobre o construto crenças(DEWEY, 1959; PAJARES, 1992; PIERCE, 1877/1965) rumo à sua conceituação no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas, numa abordagem em que as crenças, além do aspecto cognitivo, são igualmente concebidas como construtos sociais, afetivos e, sobretudo, contextuais (BARCELOS, 2003; 2006; BARCELOS; KALAJA, 2013;KALAJA, 1995;MUKAI, 2014). Em seguida, o trabalho aponta as principais bases teóricas a respeito das crenças dos professores de línguas, especificamente (BARCELOS; KALAJA, 2013; BORG, 2003; KALAJA et al., 2015). Nessa perspectiva, a fim de investigar as relações entre as crenças e a prática docente da participante, a pesquisa levou em consideração a experiência, numa perspectiva em que ela é concebida sempre em relação com o contexto (DEWEY, 1979), de modo que, no campo das crenças e ações dos professores de línguas, foram consideradas as experiências de aprendizagem anteriores; as experiências no campo da formação e as experiências em contexto de atuação profissional (BAILEY et al., 1996; BORG, 2007; JOHNSON, 1994; PHIPPS; BORG, 2009). A pesquisa, de natureza qualitativa, se configurou como um estudo de caso (FLICK, 2009; YIN,2005), e se valeu de questionário; observação e notas de campo; narrativas escritas e entrevistas (BOGDAN; BIKLEN, 1998; CLANDININ; CONELLY, 2000; STAKE, 2011) no processo de geração dos dados, os quais foram analisados em observação aos princípios de categorização e triangulação (CRESWELL, 2010). Embora os fatores contextuais de seu trabalho tenham exercido influência sobre certas práticas e, até mesmo, sobre certas crenças da professora participante, as crenças decorrentes das experiências de aprendizagem, se comparadas àquelas decorrentes dos outros campos de experiências, mostraram-se mais determinantes nas ações da professora (GABILLON, 2012). De igual modo, além das crenças investigadas, algumas questões de identidade (HALL, 2003; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000) que emergiram durante a análise suscitaram reflexões que implicam problematizações sobre o curso de Letras e sobre a própria área de ensino e aprendizagem delínguas, especialmente em contexto de educação pública (ALMEIDA FILHO, 2009; 2009; COX; ASSIS-PETERSON, 2008; LIMA, 2011; PAVAN; ALMEIDA FILHO, 2014).
Abstract: The research presented in the following pages refers to the construct beliefs about language learning and teaching, within a contextual approach (BARCELOS, 2011). Motivated by the fact that there is a city in the Brazilian State of Goiás, in which teachers without a formal graduation degree in Languages are hired by the local State Department of Education to teach in public schools, the research has investigated the beliefs about English learning and teaching of one of those teachers. Her beliefs about herself, considering her condition of not holding a formal degree in Languages, as well as about the kind of teacher who, in fact, is able to teach English have also been investigated. Additionally, the research has also sought to understand the way and whether or not her beliefs influence her actions as a teacher, based on her prior language learning experiences, her teacher education experiences and finally her teaching experiences in her present professional context. So, the study first explores the general concept of beliefs (DEWEY, 1959; PAJARES, 1992; PIERCE, 1877/1965;) and then moves to the theoretical basis of the construct beliefs about language learning and teaching, within an approach in which this concept is studied not only upon its cognitive dimension but also considering its social, affective and, above all, contextual nature (BARCELOS, 2003; 2006; BARCELOS; KALAJA, 2013; KALAJA, 1995; MUKAI, 2014). After that, the main theories about language teachers' beliefs, specifically, are presented. (BARCELOS; KALAJA, 2013; BORG, 2003; KALAJA et al., 2015). This way, aiming to study the relation between the participant's beliefs and her teaching practice, the research has taken the relation experience-context (DEWEY, 1979) into account to better understand the possible ways such beliefs influence her actions, depending on her prior learning experiences, her teacher education experiences and the experiences in her working context. (BAILEY et al., 1996; BORG, 2007;JOHNSON, 1994;PHIPPS; BORG, 2009). The research, thus, is of a qualitative nature and has been conducted as a case study due to the research questions (FLICK, 2009;YIN, 2005) in a way that the data were collected through the use of a likert scalequestionnaire, observations with field notes, written narratives and interviews (BOGDAN; BIKLEN, 1998; CLANDININ; CONELLY, 2000; STAKE, 2011). Besides, the principles of categorization and triangulation have been observed during the process of analysis (CRESWELL, 2010). Although some contextual factors present in her workplace had influenced her teaching practices and, to a certain extent, her beliefs, most of her practices seemed to be more influenced by the beliefs formed during her prior language learning experiences, when compared tothose rooted in her teacher education experiences or her experiences in professional context. (GABILLON, 2012). In addition to this, some identity issues (HALL, 2003; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000) that emerged during the analysis have raised some debates concerning the graduation in Languages as well as the field of language teaching, especially within public education contexts (ALMEIDA FILHO, 1999; COX; ASSIS-PETERSON, 2008; LIMA, 2011; PAVAN; ALMEIDA FILHO, 2014).
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

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