Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34937
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_RodrigoMagalhãesAlves.pdf3,56 MBAdobe PDFView/Open
Title: Proposta de melhoria no processo de gestão das filas cirúrgicas do Hospital Universitário de Brasília integrando a abordagem lean healthcare e a dinâmica de sistemas
Authors: Alves, Rodrigo Magalhães
Orientador(es):: Silva, João Mello da
Assunto:: Mapeamento de fluxo de valor
Dinâmica de sistemas
Lean healthcare
Serviços de saúde - acesso
Issue Date: 19-Jun-2019
Citation: ALVES, Rodrigo Magalhães. Proposta de melhoria no processo de gestão das filas cirúrgicas do Hospital Universitário de Brasília integrando a abordagem lean healthcare e a dinâmica de sistemas. 2018. xii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Os sistemas de saúde são muito complexos e possuem diversos desperdícios e ineficiências. No contexto atual, onde os serviços precisam ser ofertados com um alto nível de cuidado aos pacientes, com um bom ambiente de trabalho aos colaboradores e com redução de custos, a maior preocupação está na melhoria da qualidade da saúde. Para isto o lean traz um conjunto de princípios e ferramentas que proporcionam o máximo de valor para o cliente, consumindo o mínimo de recursos, integrando os conhecimentos entre as pessoas e áreas encarregadas na realização do trabalho. Para os serviços de saúde o lean possui uma abordagem especifica conhecida como lean healthcare. Neste trabalho o objetivo foi utilizar o lean healthcare para mapear todo o processo de trabalho que ocorre no hospital, acompanhando a jornada do paciente desde a entrada para a marcação de consulta com um especialista até a chegada do paciente no centro cirúrgico para a realização da cirurgia. Foi utilizado o Mapa de Fluxo de Valor como ferramenta responsável para a indicação de quais desperdícios estão ocorrendo no processo propondo melhorias para suas correções. Entre o diagnóstico da situação atual, com seus desperdícios e a situação desejada, com as melhorias propostas foi utilizado conceitos da dinâmica de sistemas para auxiliar a compreensão de como o sistema evolui no tempo e como as partes afetam o comportamento. A Dinâmica de sistemas também auxilia a propor uma condição futura ideal com maiores chances de serem bem sucedidas em suas respectivas implementações. O estudo como por fim propôs uma priorização de implementação das melhorias para que ao longo do tempo o hospital tenha um fluxo de processo de gestão das filas de cirurgias com maior agregação de valor e com menos desperdícios.
Abstract: Health systems are very complex, wasteful and inefficient. Currently, services need to offer high level of patient care, good workplace environment for the colaborators and cost reduction, all along aiming for a betterment in quality of health. Lean brings a set of principles and tools that grant maximum value for the client while consuming the least ammount of resources and integrating knowledge between the people and sectors in charge of the endeavor. As for health services, Lean has a specific approach named Lean Healthcare. The objective of this work is to use Lean Healthcare to map all the processes in a hospital, accompanying the patients journey since the scheduling of appointment with a specialist until the arrival at the operating center for the surgery. Value Stream Mapping was used as the tool responsible for pointing waste along the whole process and proposing corrections. Amid diagnostic of the current situation with it’s wastes and the desired outcome, concepts of system dynamics were used to help comprehend how the system evolves and how each part affects it’s behavior. System dynamcis also supports the proposal of a future ideal condition with higher chance of being successfully deployed. The study proposes a prioritization of which upgrades should be carried out in order for the hospital to use and maintain processes related to surgery queueing that increase value and reduce waste.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34937/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.