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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34876
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Title: Efeitos de automonitoramento do comportamento sobre a adesão a tarefas comerciais executadas por microempreendedores
Authors: Jamett, Andrea Droguett
Orientador(es):: Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira
Assunto:: Reforço (Psicologia)
Comportamento humano
Microempreendedor individual (MEI)
Comportamento - análise
Issue Date: 17-Jun-2019
Citation: JAMETT, Andrea Droguett. Efeitos de automonitoramento do comportamento sobre a adesão a tarefas comerciais executadas por microempreendedores. 2018. ix, 51 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Empresas de médio e grande porte, geralmente, contam com um setor de vendas responsável pela execução de tarefas comerciais, cujas atividades são planejadas e supervisionadas por gerentes. No caso de microempreendedores, essas tarefas geralmente são executadas pela mesma pessoa que fabrica os produtos ou realiza os serviços, o que pode gerar competição entre essas tarefas e fazer com que as tarefas comerciais sejam evitadas. Considerando essa possibilidade e a relevância das tarefas comerciais para o sucesso do negócio, a presente pesquisa investigou se, havendo variação do valor do reforço, com a aproximação da data de realização de tarefas comerciais, há efeito no nível de adesão às tarefas comerciais planejadas, e se a introdução de uma técnica de automonitoramento pode aumentar o nível de adesão às tarefas comerciais planejadas. Participaram da pesquisa oito microempreendedores, os quais, durante nove semanas, planejaram três tarefas semanais a serem realizadas, avaliaram o valor reforçador de cada uma das tarefas nos dias que antecederam sua realização, e foram submetidos a um procedimento de automonitoramento das atividades em uma das condições (delineamento ABA). Os resultados indicaram que: 1) o valor reforçador da tarefa comercial diminuiu significativamente entre seis dias e um dia antes da execução das tarefas e aumentou significativamente no dia de execução; e 2) o procedimento de automonitoramento aumentou significativamente o nível de adesão às tarefas comerciais planejadas. Esses resultados foram interpretados à luz do arcabouço teórico de desconto temporal do valor de eventos aversivos e sugerem que procedimentos de automonitoramento podem ser instrumentos úteis para aumentar a probabilidade de realização de tarefas comerciais por microempreendedores.
Abstract: Medium and large companies usually have a sales department responsible for performing commercial tasks, whose activities are planned and supervised by managers. In the case of micro entrepreneurs these tasks are usually performed by the same person who manufactures the products or performs the services, which can generate competition between these tasks and make commercial tasks to be avoided. Considering this possibility and the relevance of the commercial tasks to business success, the present research investigated if there is an effect on the level of accomplishment of the planned commercial tasks, once a variation on the reinforcing value is observed with the approaching of the accomplishment of these tasks. And whether the introduction of a self-monitoring technique can increase the level of compliance with planned commercial tasks. Eight micro entrepreneurs participated in the study, who planned three weekly tasks to be carried out during nine weeks, they evaluated the reinforcing value of each one of the tasks in the days before its accomplishment, and they underwent a self-monitoring of the activities in one of the conditions (ABA design). The results indicated that: 1) the reinforcing value of the commercial task decreased significantly between six days and one day before the execution of the tasks and increased significantly on the execution day; and 2) the self-monitoring procedure significantly increased the level of adherence to planned business tasks. These results were interpreted in the light of the theoretical framework of temporal discount of the value of aversive events and suggest that self-monitoring procedures can be useful instruments to increase the probability of accomplishment of commercial tasks by micro entrepreneurs.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:PPB - Mestrado em Ciências do Comportamento (Dissertações)

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