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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34797
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Title: Letramento escolar do ensino médio : interação e experiências sociais na produção textual
Authors: Honorato, Nilma Lima Costa
Orientador(es):: Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto:: Letramento - aspectos sociais
Sociolinguística
Gênero textual
Linguística textual
Issue Date: 13-Jun-2019
Citation: HONORATO, Nilma Lima Costa. Letramento escolar do ensino médio: interação e experiências sociais na produção textual. 2018. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta dissertação possui o objetivo de analisar qualitativamente produções textuais elaboradas no âmbito do gênero textual Artigo de Opinião, feitas por estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), localizada na Região Administrativa de Ceilândia, a fim de investigar o processo do letramento como prática social no contexto escolar, sob a perspectiva do Letramento, dos Gêneros Textuais e da Linguística Textual. Além disso, este trabalho pretende analisar as estratégias de pesquisa adotadas: o questionário Perfil Sociolinguístico aplicado aos alunos, a Entrevista semiestruturada com a professora regente e as Oficinas de Produção Textual. Os pressupostos teóricos estão fundamentados na Teoria Social do Letramento, como parte dos Novos Estudos do Letramento (NEL), propostos por Street (2014), Gee (s/d), Barton (2007) e Barton & Hamilton (2000); os Gêneros Textuais, com as obras de Bakhtin (1997, 2006), Marcuschi (2008), além de Bazerman (2005) e Rojo (2005) e, ainda, a Linguística Textual, baseada em Fávero (1998), Koch (1997, 2006, 2010), Marcuschi (2008), Beaugrande & Dressler (2005) e Adam (2008, 2017). A metodologia adotada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, dialético, interpretativista e com observação participante. O estudo foi realizado em Ceilândia- DF. A relevância deste trabalho está na compreensão do caminho dos letramentos como prática social, a fim de compreender a produção textual em sala de aula de língua portuguesa dotada de significado e amplitude, aproximando a realidade sociocultural do aluno ao processo de ensino escolar. O contexto pesquisado contém traços que se coadunam com o modelo ideológico de Street (2014), que leva em consideração a interação social entre as pessoas. Nessa perspectiva, podemos afirmar que um caminho para esse letramento foi iniciado entre os alunos colaboradores.
Abstract: This dissertation is aimed at analyzing writing pieces within the scope of the opinion article genre in a qualitative manner. The texts were written by third grade high school students from a public school in the Brazilian Federal District (DF), located in one of its administrative regions, Ceilândia. The main aim is to investigate the process of literacy as social practice within the educational context, through the perspectives of Literacy, Writing Genres, and Textual Linguistics. Furthermore, this dissertation intends to analyze the following adopted research strategies: a Sociolinguistics profile questionnaire filled out by the students, a semi structured interview with the teacher, and some Writing workshops. The theoretical framework is grounded on the Theory of Social Literacy, as a part of the New Literacy Studies (NLS), posited by Street (2014), Gee (s/d), Barton (2007), and Barton & Hamilton (2000); the Writing Genres, with the works of Bakthin (1997, 2006), Marcuschi (2008), Bazerman (2005), and Rojo (2005); the Textual Linguistics, with reference to Fávero (1998), Koch (1997, 2006, 2010), Marcuschi (2008), Beaugrande & Dessler (2005), and Adam (2008, 2017). The adopted methodology is situated within the qualitative research scope, with an ethnographic, a dialectic, and an interpretative character, along with participant observation. The study was carried out in Ceilândia-DF. Its relevance might be found in the comprehension of the literacies as social practice paths, with regards to understanding writing pieces in Portuguese classes, which are embedded in meaning and breadth, besides bringing the students' sociocultural reality closer to school education. The researched context presents traits that are in line with the ideological model posited by Street (2014), which takes into consideration the social interaction among people. Within this framework, we can affirm that a path to such literacy has been initiated among students and collaborators.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)

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