Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3466
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_RosanaCesardeArrudaFernandes.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorResende, Lúcia Maria Gonçalves de-
dc.contributor.authorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.date.accessioned2010-01-28T15:59:22Z-
dc.date.available2010-01-28T15:59:22Z-
dc.date.issued2010-01-28-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rosana César de Arruda. Educação continuada, trabalho docente e coordenação pedagógica: uma teia tecida por professores e coordenadores. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3466-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractA presente pesquisa analisou as repercussões que o espaço-tempo da coordenação pedagógica produz no processo de educação continuada e no trabalho docente de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O estudo pautou-se em três eixos: educação continuada, trabalho docente e coordenação pedagógica. Para o desenvolvimento da pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso na abordagem qualitativa, em uma escola pública, no primeiro semestre letivo de 2007. Os procedimentos e instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: análise documental, questionário, observação, grupo focal e entrevista. Para a realização desta pesquisa busquei a fundamentação nos seguintes estudiosos: Azzi (2005), Freitas (2002), Imbernón (2006), Lima (2002), Marin (1995, 1998, 2005), Nóvoa (1992), Porto (2000), Resende (1998, 2006), Tardif e Lessard (2005), Vasquez (19967), Veiga (1998, 2007), dentre outros. O estudo possibilitou sinalizar avanços e tensões encontrados na Escola Classe Ceilândia. Dentre os avanços destacam-se: estudo coletivo, aula compartilhada, trabalho coletivo e encontro interséries. As tensões estão relacionadas com: fragilidades no aprofundamento teórico-prático dos docentes, descontinuidade dos estudos, espaço físico inadequado e dificuldades com a construção do projeto político-pedagógico. As reflexões e sinalizações desta pesquisa pretendem contribuir para o engajamento de todos na constituição da coordenação pedagógica como espaço e tempo de educação continuada em serviço e trabalho docente coletivo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research analised the effects that the space-time of the pedagogical coordination causes in the process of continuing education and in the pedagogical work of first years at Elementary School in State School in the city of Ceilândia, which is located in the Federal District of Brazil. The work was based in three axis: continuing education, teaching work and pedagogical coordination. For the development of the research it was developed a case study in a qualitative approach, in a state school, in the first semester of 2007. The procedures and instrumentals used for collecting information were: documental analysis, questionnaires, observation, focal group and interviews. To accomplish the work we relied on the theory of: Azzi (2005), Freitas (2002), Imbernón (2006), Lima (2002), Marin (1995, 1998, 2005), Nóvoa (1992), Porto (2000), Resende (1998, 2006), Tardif e Lessard (2005), Vasquez (19967), Veiga (1998, 2007), and others. The study made it possible to sinalize advances and tensions encountered in state school. Among the advances one can highlight: group study, shared class, colletive work, and inter-series meetings. The tensions are related with: fragile teorethical-pratical knowledge of the teachers, discontinued studies, inadequate physical space and difficulties in the construction of the political-pedagogical project. The reflections and sinalizations of this research aim to contribute to the engagement of all the actors in the constitution of the pedagogical coordination like space and time of the continuing education in service and collective teaching work.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação continuada, trabalho docente e coordenação pedagógica : uma teia tecida por professores e coordenadoresen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação continuadaen
dc.subject.keywordTrabalho docenteen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/3466/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.