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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34194
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Title: Arte contemporânea, fuleragem e iteração : tanto faz se é performance ou não
Authors: Corrêa, Natasha de Albuquerque
Orientador(es):: Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto:: Arte contemporânea
Performance (Arte)
Poética
Issue Date: 14-Mar-2019
Citation: CORRÊA, Natasha de Albuquerque. Arte contemporânea, fuleragem e iteração: tanto faz se é performance ou não. 2018. 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A presente dissertação de Mestrado em Arte: ARTE CONTEMPORÂNEA, FULERAGEM E ITERAÇÃO: TANTO FAZ SE É PERFORMANCE OU NÃO aborda processos criativos do trabalho poético feito por Natasha de Albuquerque, atravessado pelo grupo Corpos Informáticos e contaminado por iteratores que modificam as propostas. São deglutidos os conceitos: iteração, fuleragem, (e)vento, composição urbana, mar(ia-sem-ver)gonha, sinal nomadizante, sinal normatizante, cá-já, cá-qui, já-cá, mét-todo e lance - criados pelo Corpos Informáticos. Também é proposto o termo "tanto faz se é performance ou não" - para desestabilizar as certezas e navegar em um trajeto de paradoxos, perplexos, absurdos de uma arte ou fuleragem que se afirma e se rasga, que é pró e contra, ambígua por natureza. A arte contemporânea está em terreno frágil em tempos de crise política, incompreensão e reboliço estético; sua permanência torna-se resistência, subversão e gera reações diversas. Esta pesquisa realiza-se na brecha da rua, de museus, de galerias e da internet na vontade de ocupar qualquer lugar possível, compor, deslizar e derivar num lance livre sem método.
Abstract: This Master's Degree in Art dissertation: CONTEMPORARY ART, FULERAGEM AND ITERACTION: IT DOESN'T MATTER WHETHER IT IS PERFORMANCE OR NOT reflects upon the creative processes of the poetic work made by Natasha de Albuquerque, crossed over by the Group called Corpos Informáticos and contaminated by iteractors that modify the proposals. The concepts are then swallowed: iteraction, fuleragem, (e)vent, urban composition, mar(ia-sem-ver)tinha , sinal nomadizante, sinal normatizante, cá-já, cá-qui, já-cá, mét-todo e lance - created by Corpos Informáticos Group. It is also proposed the term "it doesn't matter whether is performance or not" - to destabilize the certainties and sail on a route full of paradoxes, startled by the absurd of an art or fuleragem that affirms itself and tears itself apart, that is pro and against it, ambiguous by nature. The contemporary art is on a fragile land in times of political crises, incomprehension and aesthetics rustle; its permanence becomes resistance, subversion and generates diverse reactions. This research is made on street alleys, museum's and gallery's corners and also internet's with the goal of occupying any possible place, composing, slipping and deriving in a free fling without method.
Résumé: Ce texte pour la Maîtrise en Art: Art contemporain, Fuleragem et Itération: ça met égal que ce soit performance ou non traite des processus poétiques créatifs réalisés par Natasha de Albuquerque, traversé par le groupe Corpos informáticos, dont je fais partie. Il est contaminé par des itérateurs qui modifient les propositions. Les concepts sont avalés: itération, fuleragem, (e)vent, composition urbaine, mar(ia-sem-ver)gonha, signe nomadisant, signe normatizant, ici-et-maintenant (cá-já, cá-qui, já-cá), méthode (mét-todo) et coup (lance). Ces concepts ont été créés par le groupe Corpos informáticos. On propose, également, le terme: "ça met égal que ce soit performance ou non" - pour déstabiliser les certitudes et naviguer par des chemins de paradoxes, perplexes, absurdes d'un art ou fuleragem qui s'affirme et se déchire, ce qui est pour et contre, ambigu par nature. L'art contemporaine est dans un terrain fragile en période de crise politique, incompréhension et commotion esthétique; sa permanence devient résistance, subversion et engendre des réactions diverses. Cette recherche a lieu à l'intersection de la rue, des musées, des galeries et de l'internet, dans la volonté d'occuper n'importe quel lieu, composer, glisser et dériver dans un lancer franc sans méthode.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

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