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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3367
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Title: O ensino da contabilidade internacional nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil
Other Titles: The teaching of the international accounting in the degree courses in accounting sciences in Brazil
Authors: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Orientador(es):: Niyama, Jorge Katsumi
Assunto:: Contabilidade - estudo e ensino
Issue Date: 20-Jan-2010
Citation: ECHTERNACHT, Tiago Henrique de Souza. O ensino da contabilidade internacional nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil. 2006. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, João Pessoa, 2006.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a inserção da Contabilidade Internacional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis na forma da resolução nº10 do Conselho Nacional de Educação do MEC, nas 87 (oitenta e sete) universidades/faculdades brasileiras, por meio de levantamento de dados visando: conhecer os métodos e meios de ensino utilizados na disciplina, bem como avaliar o estágio atual quanto a sua adoção quer como disciplina específica ou como parte integrante de outra disciplina, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis nas IES do Brasil; bem como conhecer as características dos programas e docentes quanto à sua aplicação nos cursos de graduação e nas IES do Brasil. Para a execução deste propósito, os coordenadores e os professores foram consultados por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Nos questionários procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático, sobre a qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada, a metodologia de ensino aplicada. Da amostra aleatória de 87 cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, obteve-se a grade curricular de todas elas, o que representa 100% do número desejado; foi constatado que apenas 22 incluem a disciplina Contabilidade Internacional em sua grade curricular, o que corresponde a 25,3% do total. Dessa forma, é possível perceber que o nível de atendimento quanto a sua inserção nos cursos em questão ainda é muito baixo. Finalmente, com base nos resultados obtidos, não obstante o interesse revelado dos que responderam à pesquisa, e no conteúdo da disciplina de Contabilidade Internacional, não há como avaliar as perspectivas para a implementação da disciplina de Contabilidade Internacional. Por outro lado, a pesquisa revelou, de acordo com coordenadores de cursos que ainda não oferecem a disciplina Contabilidade Internacional, que estão em processo de adaptação ao conteúdo mínimo da grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis, determinado pela resolução nº. 10 do Conselho Nacional de Educação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research had as objective measures the inset of the International Accounting in the degree courses in Accounting Sciences in the mode of the resolution nº10 of the National Council of Education by MEC, in the 87 (eighty seven) Brazilian's university, through research of data aim to: to know the methods and teaching means used in the discipline, as well as evaluate the current stage your adoption like a specific discipline or like an integral part of another discipline, in the degree courses in Accounting Sciences in IES of Brazil; as well as knows the peculiarity of the programs and educational like its application in the degree courses and in IES of Brazil. For the execution of this purpose, the coordinators and the professors were consulted through questionnaires sent by electronic mail. In the questionnaires tried to investigate about the distribution of the programmatic content, about the qualification of the faculty, the adopted bibliography, the teaching methodology applied. Of the sample of 87 degree courses in Accounting Sciences of the higher education Institutions (IES) from Brazil, had been obtained the curricular grating of all them, that represents 100% of the deliberate number; moreover was verified that 22 only include the discipline of International Accounting in your curriculum framework, which corresponds to 25,3% of the total. So that, it is possible to notice that the backrest level to the demand compared to your inset in the subject courses is still very low. Finally, based in the obtained results, in spite of the revealed interest of the ones that answered to the research, and in the content of the International Accounting discipline, there is not as evaluating the perspectives for the implementation of the International Accounting discipline. On the other hand, the research revealed, in agreement with coordinators of courses that don't still offer the discipline, that are in adaptation process to the minimum content of the curriculum framework of the courses of Accounting Sciences, according to their coordinators, determined by the National Council of Education resolution nº 10.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2006.
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

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