Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/33537
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ArquiteturaMultimodalGeoinformacao.pdf440,24 kBAdobe PDFView/Open
Title: Arquitetura multimodal da geoinformação no processo de comunicação cartográfica
Multimodal architecture in geoinformation cartographic communication process
Authors: Sampaio, Carita da Silva
Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto:: Arquitetura da informação
Multimodalidade
Sistemas de informação geográfica
Issue Date: 2018
Publisher: Escola de Ciência da Informação da UFMG
Citation: SAMPAIO, Carita da Silva; DUQUE, Cláudio Gottschalg. Arquitetura multimodal da geoinformação no processo de comunicação cartográfica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 104-116, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2870. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000200104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.
Abstract: A busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros.
Abstract: The search for relevance is a basic feature of human cognition. Whereas the interval between the construction and the use of maps is a communication process, geosciences professionals can explore the relevance of the search condition to better serve the needs of many users maps. This article is based on debate to what extent the relevance theory and approach of Multimodality may contribute to the increased use of maps, based on the principle of least effort and multimodal speech in the communication process. The objective is to discuss the validity of the identification of a set of modes involved in the production (experts) and use (user) so that the geoinformation maps meet relevant requirements, and hence are more useful. To accomplish this, the article presents an experiment using elements of geoinformation, the relevance theory and Multimodality. In the final considerations, it presents further study possibilities.
Licença:: Perspectivas em Ciência da Informação - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000200104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2870
Appears in Collections:FCI - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33537/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.