Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33398
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_UsoTecnologiaPratica.pdf362 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorges, Clarissa Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:18Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:18Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza. Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3435, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019. Epub Nov 29, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33398-
dc.description.abstractEste estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeUse of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivation-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMotivaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.rights.license(CC BY) - License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435pt_BR
dc.description.abstract1This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student’s creativity and motivation.-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33398/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.