Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32848
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_JornaisDiariosImpressos.pdf2,01 MBAdobe PDFView/Open
Title: Jornais diários impressos e a hierarquia da informação
Other Titles: Printed daily newspapers and the hierarchy of information
Authors: Sá, Renon Pena de
Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto:: Designers
Jornais
Estética
Issue Date: Sep-2015
Publisher: Blucher
Citation: SÁ, Renon Pena de; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Jornais diários impressos e a hierarquia da informação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 7.= INFORMATION DESIGN INTERNATIONAL CONFERENCE, 7., CONGIC, 7., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo: Blucher, 2015. p. 171-184. ISSN 2318-6968. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/jornais-dirios-impressos-e-a-hierarquia-da-informao-20209>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_146.
Abstract: Este artigo apresenta uma análise de três jornais impressos. A análise teve como objetivo identificar diferenças e similaridades na forma como os designers dimensionam tanto conjuntos de informação, quanto elementos em destaque de forma a criar hierarquia e ordem de leitura. Para tanto, foram feitas entrevistas com designers de três jornais com o objetivo de entender as diferentes abordagens. Ainda, três princípios estéticos - grid, proporção e contraste - são descritos e serviram como base para a análise. Os três jornais analisados foram: A Tribuna (ES), Diário de São Paulo (SP) e o jornal i (Portugal). A análise foi feita tanto nas capas quanto em dupla de páginas. Os resultados da análise são discutidos em relação aos princípios estéticos descritos. A pesquisa indica que o contraste acentuado entre elementos imediatos na hierarquia de informação provê desenhos de página mais impactantes, fator que é útil tanto para uma percepção eficaz da importância relativa dos elementos imagéticos e textuais pelo visualizador, quanto para despertar interesse pela leitura do material jornalístico.
Abstract: This paper presents an analysis of three printed newspapers. The analysis aimed to identify differences and similarities in the way designers measures both sets of information, and highlighted elements in order to create hierarchy and reading orientation. Interviews with three newspapers designers were done in order to understand the different approaches. In addition, three aesthetic principles - grid, proportion and contrast - were described and used as a basis for analysis. The three newspapers analyzed were: The Tribune (ES), Diário de São Paulo (SP) and the i newspaper (Portugal). The analysis was performed in both covers and double pages. The analysis results were discussed in relation to the aesthetic principles.
Description: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 2, 2015.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Editora Blucher, em 18 out. 2018, para disponibilizar este trabalho no site repositorio.unb.br.
DOI: https://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_146
Appears in Collections:DIN - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32848/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.