Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32466
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PraticaPedagogicaEducacao.pdf478 kBAdobe PDFView/Open
Title: A prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal
Authors: Roza Pinel, Walace
Rêses, Erlando da Silva
Assunto:: Educação - prisões
Práticas pedagógicas
Gênero
Issue Date: Aug-2018
Publisher: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Citation: ROZA PINEL, Walace; RÊSES, Erlando da Silva. A prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal. Revista Com Censo: estudos educacionais do Distrito Federal, v. 5, n. 3, ago. 2018.
Abstract: A questão penitenciária brasileira pode ser entendida como um dos graves problemas sociais no início o século XXI. No caso da carceragem feminina destacamos dados oficiais que revelam que houve um exponencial crescimento da privação de liberdade das mulheres, chegando a superar o crescimento do número de homens presos. Essa situação nos leva a refletir sobre o sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais Buscamos no presente artigo conhecer sobre a oferta de educação formal no espaço prisional para mulheres, a partir de uma pesquisa de campo na Penitenciária Feminina do Distrito Federal com estudantes frequentes na Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, o estudo permitiu constatar a histórica omissão do Estado brasileiro, no atendimento a uma parcela da população que permanece privada do direito básico de acesso à educação. No caso específico do atendimento à população carcerária, é pertinente abordarmos o conceito de educação para além da simples transmissão de conhecimentos e capacidades técnicas e teóricas, e incluir a perspectiva freireana, que se constrói enquanto espaço de diálogo, construção de identidade e transmissão de cultura destinada à emancipação da pessoa humana.
Licença:: Revista Com Censo: estudos educacionais do Distrito Federal “... 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado;” Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 23 ago. 2018.
Appears in Collections:TEF - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32466/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.