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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorOliveira, André Luiz-
dc.date.accessioned2018-08-08T19:30:34Z-
dc.date.available2018-08-08T19:30:34Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.date.submitted2018-03-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Luiz. A formação continuada de professores para uso pedagógico de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão por meio de uma comunidade de prática: um estudo de caso em torno do Grupo de Educadores Google. 2018. 183 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32392-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA formação continuada de professores pode se efetivar em diferentes perspectivas, criando nichos de pesquisa a serem explorados. Esta pesquisa, propôs um estudo exploratório que investigou a Comunidade de prática GEG (Grupo de Educadores Google) de professores sobre as TICE, entendida como uma possiblidade de formação continuada, a fim de identificar quais contribuições para a práxis desses docentes poderiam emergir dessa participação. A investigação teve como ponto de partida uma discussão sobre as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea, na sala de aula e em seus atores no século XXI, principalmente em função das TICE. Em seguida, o trabalho avança tendo como base um referencial teórico acerca do conceito de “comunidades de prática”, a fim de se perceber como este modelo pode contribuir para as mudanças de práxis dos professores em seus ambientes de atuação docente. A investigação, de abordagem qualitativa, cuja estratégia de investigação foi direcionada para o estudo de caso, adotou uma série de instrumentos para cumprir os objetivos planejados. Para a análise dos dados que foram coletados na pesquisa, utilizou-se prioritariamente a análise de conteúdo para compreender e categorizar as ponderações e reflexões feitas pelos participantes da pesquisa. Os resultados apontaram para a identificação de um perfil comum na amostra e a elaboração de indicadores que refletem as contribuições da comunidade a este público.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação continuada de professores para uso pedagógico de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão por meio de uma comunidade de prática : um estudo de caso em torno do Grupo de Educadores Googlept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordProfessor - formação - tecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Continued teacher formation can take place in different perspectives, creating research niches to be explored. This research proposed an exploratory study which investigated the GEG of teachers practice community of ICTs, understood as a possibility for continuous formation, in order to identify what contributions to the praxis of these teachers could emerge from their participation. The research had a starting point a discussion about the changes that have been taking place in contemporary society, in the classroom and in its actors in the 21st century, mainly when it comes to ICTs. Then, the work advances based on theoretical references about "communities of practice" concept, in order to understand how this model can contribute to the changes of teachers praxis in their teaching environment. The qualitative approach research, which has been directed to the case study, followed a series of instruments to fulfill the planned objectives. For the analysis of the data collected, the content analysis has been used as a priority to understand and categorize the weightings and reflections participants raised along the research. The results identified a common profile in the sample, and led to the elaboration of indicators that reflect the contributions of the community to this public.pt_BR
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