Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32356
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_GestaoSustentavelOleos.pdf132,41 kBAdobe PDFView/Open
Title: Gestão sustentável de óleos e gorduras residuais na Universidade de Brasília : rumo a responsabilidade ambiental e social
Authors: Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Mello, Vinicius Moreira
Assunto:: Óleos vegetais
Combustíveis
Produtos reciclados
Tintas
Produtos de limpeza
Issue Date: 2011
Publisher: Cidade Gráfica e Editora
Citation: Suarez, Paulo Anselmo Ziani; MELLO, Vinicius Moreira. Gestão sustentável de óleos e gorduras residuais na Universidade de Brasília: rumo a responsabilidade ambiental e social. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 59-70.
Abstract: Os óleos e gorduras residuais (OGRs) são apontados hoje como o principal problema dos sistemas de coleta e tratamento de efluentes urbanos, bem como um dos principais poluentes urbanos dos sistemas liminéticos. Neste trabalho foi realizado um levantamento da situação e as soluções apontadas no Brasil para manejo e destinação desses resíduos, sendo verificado que os principais entraves para os projetos implantados são o alto custo de coleta e o baixo valor dos produtos gerados pelo processamento do material coletado. Um levantamento na UnB mostrou que diversos estabelecimentos de produção de alimentos geram OGRs, mas que ainda não existe um programa centralizado de coleta e destinação desses resíduos. Por outro lado, foram levantadas as tecnologias usadas hoje nos projetos implantados no Brasil para a reciclagem de OGRs. Foram também descritas novas tecnologias desenvolvidas no Laboratório de Materiais e Combustíveis (LMC-UnB) para processar OGRs e se obter produtos de maior valor agregado, as quais estão sendo desenvolvidas para melhorar a viabilidade do processo de reciclagem desses resíduos. Finalmente, foram propostos mecanismos para implementar um sistema de coleta dos OGRs gerados pela comunidade da UnB. Foram também discutidas possibilidades para processar esses resíduos e se obter produtos para serem usados dentro da instituição, preferencialmente incluindo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.
metadata.dc.relation.isbasedon: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265
Appears in Collections:IQ - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32356/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.