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Title: Corpo de lama : um estudo sobre a expressão textual do Mangue Beat e sua contribuição como vetor de ressignificação do projeto poético modernista brasileiro
Authors: Fortuna, Yara Dias
Orientador(es):: Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto:: Música popular - Brasil
Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Tropicália (Música)
Issue Date: 14-Jan-2010
Citation: FORTUNA, Yara Dias. Corpo de lama: um estudo sobre a expressão textual do Mangue Beat e sua contribuição como vetor de ressignificação do projeto poético modernista brasileiro. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Esta dissertação tem como objeto de estudo a expressão textual do movimento Mangue Beat. A partir da investigação de um corpus de letras de canções selecionadas, contextualizadas histórica e culturalmente, visa-se à análise da inserção do movimento na trajetória da Música Popular Brasileira no século XX, bem como sua relação com o projeto poético modernista brasileiro. Para tanto, é feita inicialmente uma leitura comparativa dos manifestos do movimento Mangue, do Tropicalismo e do Modernismo. Em um segundo momento, são analisadas letras de canções selecionadas do compositor Chico Science, líder do Mangue Beat, num estudo comparado com letras de canções significativas do movimento tropicalista e poemas da primeira fase do movimento modernista. A mobilização instrumental analítica transversal valeu-se dos três níveis de consciência propostos por Barthes (1971): a paradigmática, a sintagmática e a simbólica. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis studies the textual expression of the Mangue Beat movement. Based on the investigation of a selected group of lyrics, historicaly and culturaly contexted, it intends to analyse the movement’s insertion in the Brazilian Popular Music trajectory, in the 20th century, as well as its relation with the Brazilian modernist poetry project. Therefore, a comparative reading of the manifests of the Mangue movement, the Tropicalism and the Modernism is done initialy. In a second moment, a group of selected lyrics of the composer Chico Science, the Mangue Beat’s leader, is analytically compared to significative lyrics of the tropicalist movement and poems of the modernist movement’s first phase. The instrumental mobilization of the transversal analysis considered the three levels of counsciousness proposed by Barthes (1971): paradigmatic, sinthagmatic and simbolic.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2006.
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

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