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Title: Atuação em Psicologia Escolar : o desenvolvimento de competências para a mediação da escolha profissional de adolescentes em São Luís-MA
Authors: Carvalho, Tatiana Oliveira de
Orientador(es):: Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto:: Psicologia escolar
Comportamento - avaliação
Orientação profissional
Issue Date: 13-Jan-2010
Citation: CARVALHO, Tatiana Oliveira de. Atuação em Psicologia Escolar: o desenvolvimento de competências para a mediação da escolha profissional de adolescentes em São Luís-MA. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: A Psicologia Escolar tem sido alvo, nas últimas décadas, de inúmeras pesquisas que têm atestado a falta de preparo de psicólogos para a atuação nesta área. Indefinições quanto à especificidade de seu papel e de sua atuação profissional são freqüentes entre profissionais que atuam na área. Nesse cenário, a Orientação Profissional muitas vezes não é reconhecida como um campo de atuação dos psicólogos escolares, que não se julgam preparados para esta tarefa. A presente pesquisa interventiva, ancorando-se à perspectiva histórico-cultural e à abordagem do desenvolvimento de competências, teve como objetivos: investigar os processos de desenvolvimento de competências de psicólogas para atuação em Psicologia Escolar com foco na mediação da escolha profissional de um grupo de adolescentes em São Luís-MA; analisar as transformações na identidade profissional das psicólogas mediadas pela intervenção realizada. Foram participantes três psicólogas que trabalhavam no contexto da pesquisa, o Centro Anil Frei Daniel, entidade educacional filantrópica que atende crianças e adolescentes de um bairro da periferia de São Luís-MA. O desenvolvimento de suas competências profissionais foi investigado em 26 encontros com a pesquisadora, que mediou ações como estudos coletivos, oficinas temáticas, elaboração e implementação de um Projeto de Orientação Profissional junto a um grupo de adolescentes da instituição. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram: protocolo de observação; sessão de reflexão-sobre-a-ação; memorial; e instrumento de avaliação da intervenção. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise do conteúdo dos registros, identificando-se temas e indicadores do desenvolvimento de competências. Os resultados demonstraram que, nos encontros iniciais, os processos mais significativos ao desenvolvimento de competências das psicólogas se revelaram como construção e mobilização de recursos, tais como conhecimentos teóricos e habilidades pessoais, interpessoais e éticas. Nos momentos de sua práxis junto aos adolescentes, elas desenvolveram competências integrando estes recursos a saberes práticos e habilidades técnicas. As reflexões antes, durante e após sua ação foram essenciais a este desenvolvimento. Foram desenvolvidas competências específicas à atuação das psicólogas nas funções de Coordenação e Observação de trabalho grupal, além de competências coletivas relacionadas à elaboração e avaliação do projeto implementado. Transformações foram percebidas na subjetividade das psicólogas relacionadas à sua identidade profissional, cuja consolidação esteve atrelada a sentidos subjetivos individuais e aos significados compartilhados no grupo de formação. Observou-se a relevância das relações sociais estabelecidas no grupo de formação, entre as psicólogas e entre estas e a pesquisadora, na mediação do desenvolvimento de competências. Considerou-se a viabilidade do modelo proposto tanto para pesquisas acerca do desenvolvimento de competências profissionais quanto para a prática do psicólogo escolar em contextos educativos diferenciados. Finalizou-se apontando reflexões e propostas para a consolidação de uma Psicologia Escolar comprometida socialmente no Maranhão. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The School Psychology has been a target, in the last decades, of innumerous researches that have attested the psychologists’ lack preparation to perform in this area. The specificity of its professional role and performance are frequently not defined to professionals that perform in this area. In this scenery, the Professional Guidance many times is not recognized as a performance field of them, that haven’t felt themselves prepared for this task. The present intervention research, anchored on the historical- cultural perspective and on the competences development approach, aimed: to investigate the processes of development of competences to perform in School Psychology focusing on the mediation of the professional choice of a group of adolescents in São Luis-MA; and to analyze the transformations in the professional identity of the psychologists mediated by the intervention realized. Participated three psychologists that worked at the research context, Centro Anil Frei Daniel, a non-profit organization that provides educational services to children and adolescents from a periphery neighborhood of São Luis-MA. Their competences development was investigated in 26 meetings with the researcher, that mediated actions like collective studies, thematic workshops, elaboration and implementation of a Professional Guidance Project with a group of adolescents of the institution. The research instruments used were: observation protocol; session of reflection-over-the-action; memorial and instrument of evaluation of the formation. The treatment of the data was realized through content analysis of the registers, identifying themes and indicators of the development of competences. The results demonstrated that, in the preliminary meetings, the most significant processes to the psychologists competences development were the construction and mobilization of resources, such as theoretical knowledge and personal, interpersonal and ethic abilities. In the moments of their praxis with the adolescents, they developed competences integrating these resources to tacit knowledge and technical abilities. The reflections before, during and after their action, were essential to this development. Specific competences were developed to the psychologists’ performance in the functions of Coordination and Observation of group work, as well as, collective competences related to elaboration and evaluation of the program implemented. Transformations were noticed in the subjectivity of the psychologists related to their professional identity, which consolidation was linked to the individual subjective senses, and to the meanings shared in the formation group concerned with the notion of school psychologist identity. It was noticed the relevance of social relations established in the group of formation, among the psychologists and between the psychologists and researcher, in the mediation of competences development. It was considered the viability of the proposed model to researches about the professional competences development, as well as to school psychologist practice in several educative contexts. The work concludes presenting reflections and proposals to the consolidation of a social compromised Psychology in Maranhão.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Appears in Collections:IP - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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