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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31516
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Title: Conhecimento do consumidor sobre alimentos irradiados
Authors: Rusin, Tiago
Orientador(es):: Araújo, Wilma Maria Coelho
Assunto:: Segurança alimentar e nutricional
Comportamento do consumidor
Alimentos - conservação
Alimentos - consumo
Issue Date: 28-Mar-2018
Citation: RUSIN, Tiago. Conhecimento do consumidor sobre alimentos irradiados. 2017. xvi, 180 f., il. Tese (Doutorado em Nutrição Humana)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A irradiação de alimentos é uma operação unitária que visa a segurança e a conservação dos alimentos. Embora esta tecnologia já esteja disponível há várias décadas, a maioria dos consumidores ainda desconhece seus fundamentos, interpretando erroneamente a sua aplicação e demonstrando uma atitude predominantemente negativa em relação aos alimentos tratados com radiação ionizante. Esta pesquisa objetivou, primeiramente, realizar uma revisão sistemática sobre a conscientização dos consumidores acerca do consumo de alimentos irradiados. Em seguida, foi avaliado o conhecimento do consumidor sobre os alimentos irradiados e o efeito de informações complementares na mudança de atitude dos indivíduos pesquisados. Para a revisão sistemática, foram pesquisadas cinco bases de dados (PUBMED, SCOPUS, SCIENCE DIRECT, WEB OF SCIENCE e INIS). A busca identificou 1.192 estudos, dos quais 66 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Para avaliar o conhecimento do consumidor sobre alimentos irradiados, estudou-se uma amostra de conveniência, composta por três grupos amostrais: servidores da UnB, especialistas da área de ciência e tecnologia de alimentos e professores dos cursos de engenharia de alimentos de universidades brasileiras. O número total de respondentes foi igual a 614. Para avaliar a Escala de Consciência Coletiva sobre Consumo de Alimentos Irradiados (ECCCAI) foi desenvolvido um instrumento, o qual foi submetido às análises semântica e de validação por juízes. O instrumento composto por 32 itens contemplou quatro fatores: conceitos, consumo (in)consciente, rotulagem e segurança de alimentos irradiados. Os dados foram coletados por meio eletrônico, utilizando-se survey. A análise dos resultados da revisão sistemática mostrou que a maioria dos consumidores desconhece os benefícios dos alimentos irradiados. Com base na análise fatorial exploratória (AFE), foram selecionados 4 fatores: Segurança dos alimentos irradiados (15 itens), Conceitos (8 itens), Rotulagem (5 itens) e, Consumo (in)consciente (3 itens), que resumiram os 31 itens incluídos. Esses fatores representaram 64,32% da variância dos itens com adequada consistência interna. Foi conduzida uma modelagem exploratória de equações estruturais (ESEM) para avaliar a estrutura do fator do instrumento, além de teste de regressão. Verificou-se então que o instrumento atendeu aos critérios de indícios de validade e consistência, demonstrando constituir uma eficiente ferramenta para avaliação de potenciais desafios e oportunidades no que se refere aos mercados de alimentos irradiados. Para verificar o impacto de informações complementares na mudança de atitude, aplicou-se o instrumento ECCCAI em um estudo quasi-experimental a fim de verificar-se a significância da influência dessas informações no perfil do consumidor com relação a alimentos irradiados. A amostra do estudo quasi-experimental foi constituída por três grupos de alunos do curso de nutrição da UnB: dois grupos controle e um grupo intervenção. Os dados indicaram que o fator 4 (Consumo (in)consciente) foi o único a apresentar diferença significativa (p<0,05). Concluiu-se, portanto, que esse fator sofreu influência das informações positivas e negativas apresentadas. Os fatores 1 (Segurança dos alimentos irradiados), 2 (Conceitos) e 3 (Rotulagem) não apresentaram diferenças significativas (p>0,05), entendendo-se, portanto, que a apresentação dessas informações não foi capaz de influenciar a mudança de atitude da amostra.
Abstract: Food irradiation is a unitary operation aimed at food safety and conservation. Although this technology has been available for several decades, most consumers are still unfamiliar with its fundamentals, misinterpreting its application and demonstrating a predominantly negative attitude towards foods treated with ionizing radiation. This research aimed, firstly, to carry out a systematic review on consumer’s awareness about the consumption of irradiated foods. Subsequently, the consumer's knowledge about irradiated food and the effect of complementary information on the attitude change of the individuals surveyed were evaluated. For the systematic review, five databases (PUBMED, SCOPUS, SCIENCE DIRECT, WEB OF SCIENCE and INIS) were searched. The search identified 1,192 studies, of which 66 articles met the inclusion criteria. To evaluate consumer’s knowledge about irradiated foods, a convenience sample composed of three sample groups, was studied: UnB employees, food science and technology specialists, and professors of the food engineering courses of Brazilian universities. The total number of respondents was 614. To evaluate the Collective Awareness Scale on Consumption of Irradiated Foods (CASCIF) an instrument has been developed and submitted to semantic tests and judge´s validation. The instrument composed of 32 items contemplated four construct factors: concepts, awareness, labeling and safety of irradiated foods. The data were collected by electronic means, using a survey. The results of the systematic review showed that most consumers are unaware of the benefits of irradiated foods. Based on the exploratory factorial analysis (EFA), 4 factors were selected: Safety of irradiated foods (15 items), Concepts (8 items), Labeling (5 items) and Awareness (3 items), that summarized the 31 items included. These factors represented 64.32% of the variance of items with adequate internal consistency. An Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) was conducted to evaluate the factor’s structure of the instrument, in addition to regression testing. It was verified that the instrument met the evidence validity criteria and consistency, proving to be an efficient tool for the evaluation of potential challenges and opportunities for the irradiated food markets. To verify the impact of complementary information on attitude change, the CASCIF instrument was applied in a quasi-experimental study in order to verify the significance of the influence of this information on the consumer's profile regarding irradiated foods. The quasi-experimental study consisted of three groups of students from the UnB nutrition course: two control groups and one intervention group. The data indicated that factor 4 (Awareness) was the only one to present a significant difference (p<0.05). It was concluded, therefore, that this factor was influenced by the positive and negative information presented. Factors 1 (Safety of Irradiated foods), 2 (Concepts) and 3 (Labeling) did not present significant differences (p>0.05), therefore, it was understood that the presentation of this information was not able to influence the change of sample attitude.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana, 2017.
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Appears in Collections:NUT - Doutorado em Nutrição Humana (Teses)

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