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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3129
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Title: Identificação de competências como instrumento para formulação de objetivos instrucionais
Authors: Damasceno, Alice
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Administração de pessoal
Aprendizagem organizacional
Planejamento empresarial
Qualificações profissionais
Gestão de pessoas
Planejamento instrucional
Issue Date: 12-Jan-2010
Citation: DAMASCENO, Alice. Identificação de competências como instrumento para formulação de objetivos instrucionais. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Transformações no mundo do trabalho têm gerado a necessidade de mudanças, na cultura das organizações, tanto no que diz respeito ao perfil de competências dos trabalhadores, quanto às formas de desenvolvê-las, vinculando-as às estratégias da organização e à satisfação pessoal de seus colaboradores, visando, assim, vantagens competitivas diante do mercado, em turbulência. Assim, o processo de gestão de pessoas baseado em competências tem sido um dos principais recursos, buscados pelas organizações, para o desenvolvimento de sua competitividade e sustentabilidade. O presente estudo objetiva identificar as competências humanas e profissionais, requeridas dos profissionais da área de vendas da empresa estudada; avaliá-las por meio da construção de um instrumento de auto e heteroavaliação, estabelecendo-se correlação entre importância e domínio; detectar possíveis lacunas destas competências a partir da identificação de necessidades de treinamento, utilizando o índice de prioridade geral de treinamento proposto por Borges-Andrade e Lima (1983); e, finalmente, contribuir com a proposição de um esboço de desenho instrucional para desenvolvimento e disseminação dessas competências humanas e profissionais identificadas, como necessidades de treinamento para a área de vendas.A pesquisa tem caráter descritivo, com análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os gestores e quantitativa, mediante aplicação de questionário. Os questionários foram encaminhados a cinco gestores e a 55 vendedores, obtendo-se um índice de retorno das auto-avaliações de 76.36% e das heteroavaliações de 83,63%. Realizou-se análise descritiva das avaliações quanto à importância das competências para a organização, e quanto ao domínio dessas pelos vendedores, tanto sob a ótica desses quanto por seus gestores. A relação entre importância e domínio permite a identificação das prioridades de desenvolvimento. De modo geral, as avaliações demonstram que, quanto à importância das competências, ocorreu uma similaridade de percepções entre os vendedores e seus gestores, sendo que as competências consideradas mais importantes voltam-se ao conhecimento técnico, à comunicação e negociação com clientes e a aspectos atitudinais, referentes à postura de desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto às prioridades desse desenvolvimento, observou-se que, enquanto os vendedores consideraram não necessitar de treinamento para qualquer das competências elencadas no questionário, seus gestores optaram pela necessidade de treinamento em quase todas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Transformations in the world of the work have generated the necessity of changes in the culture of the organizations in what it says respect to the profile of competences of the workers and to the forms to develop them of integrated manners ace strategies of the organization and to the personal satisfaction of its collaborators, thus aiming at a competitive advantage ahead of the market place. Currently, with the raised competitiveness of the markets, the process of workers’ management based in competences has been one of the main resources searched for the organizations for development of its competitiveness and sustained economic development. The present study it objectified to identify the competences human being/professionals required of the sale staff of the studied company, to evaluate them by means of the construction of an self and hetero-assessment instrument, being established itself correlation between importance and domain; to detect possible gaps of these abilities from the identification of training necessities, being used the index of general priority of training considered for Borges-Andrade and Lima (1983) and, finally, to contribute with the proposal of an sketch of instructional drawing for development and dissemination of the identified competences as necessities of training for the sale staff. The research had descriptive character with analysis of content of the interviews carried through with the managers and quantitative by means of questionnaire application. The questionnaires had been directed the five managers and the 55 salesman, getting themselves an index of return of the self-assessment of 76,36% and the hetero-assessment of 83,63%. Descriptive analysis of the evaluations how much to the importance of the competences for the organization and how much to the domain of these for the salesmen, as much under the optics of these how much for its managers was become fulfilled. The relation between importance and domain allowed the identification of the development priorities. In general way, the evaluations had demonstrated that, how much to the importance of the competences, occurred a similarity of perceptions between the salesmen and its managers, being that the considered competences more important had been come back to the referring knowledge technician, the communication and negotiation with customers and attitudes aspects to the position of personal and professional development. How much to the development priorities, it was observed that, while the salesmen had considered not needing training for none of the competences listed in the questionnaire its managers had considered to have necessity of training in almost all.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2007.
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Gestão Social e Trabalho (Dissertações)

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