Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31191
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_AlineSeixasFerro.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open
Title: Tornar-se psicólogo escolar : a formação da identidade profissional no Instituto Federal de Educação de Goiás
Authors: Ferro, Aline Seixas
Orientador(es):: Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto:: Teoria - histórico - cultural
Psicologia escolar
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Educação profissional e tecnológica
Issue Date: 8-Feb-2018
Citation: FERRO, Aline Seixas. Tornar-se psicólogo escolar: a formação da identidade profissional no Instituto Federal de educação de Goiás. 2017. xiv, 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) configura-se como uma instituição educacional que compõe o sistema Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico regulamentado pela Lei Nº 11.892/2008. O IFG é uma instituição que remonta a uma história centenária de transformações, sendo pioneira na oferta de ensino na modalidade profissional. O IFG passou por transformações legais e de organização institucional ao longo da história da rede federal de ensino profissional nacional. Configura-se na atualidade em acordo com a sua lei de regulamentação, como uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi; especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com a prática pedagógica. Dentro desta lógica, objetivou-se compreender o processo de Tornar-se Psicólogo Escolar no âmbito do Instituto Federal de Goiás. O estudo foi realizado com a participação de oito Psicólogos de sete diferentes câmpus instituídos pelas cidades do Estado de Goiás. A psicologia histórico-cultural constitui-se como arcabouço teórico-metodológico da investigação em articulação com o método de análise construtivo-interpretativo. A partir da análise das informações foram produzidas considerações acerca do processo que estão explicitados nos eixos temáticos I, II e III. O primeiro eixo trata sobre o processo de torna-se psicólogo no IFG e a configuração dos espaços da psicologia em inter-relação com o conceito de território e os substratos que compõem este espaço geográfico. O segundo eixo faz uma análise sobre as práticas construídas pelos profissionais no âmbito institucional por meio das sínteses produzidas a partir do tensionamento e relação dialética entre perspectiva teórica e expectativa institucional. O último Eixo aborda os sentidos empreendidos pelos profissionais da instituição sobre a Psicologia Escolar. As análises permitiram entender que as práxis dos participantes ocorrem em um movimento dialético que relaciona a perspectiva teórica, a inventividade e novidade do sujeito, e a expectativa institucional. O processo de tornar-se do psicólogo escolar deve ser compreendido sob a perspectiva da indissociabilidade entre o profissional psicólogo e a instituição de atuação. Instituição que por sua vez deve ser entendida como território no qual diversos processos políticos, históricos, culturais e sociais ocorrem e permeiam o processo de vir-a-ser do profissional. Nesse sentido, as atuações dos psicólogos do IFG não se baseiam em “cartilhas”, mas se constituem pela síntese das tensões entre o sujeito e o território marcado pela dinâmica relacional e singular de cada campus. O tornar-se Psicólogo Escolar no IFG perpassa uma “promessa institucional” que se modifica com a inventividade do psicólogo ao trazer consigo o “novo” para a instituição.
Abstract: The Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) is an educational institution that constitutes the Federal System of Professional, Scientific and Technological Education, regulated by the 11.892/2008 law. The IFG is an institution that has a century-old history of social transformation and is a pioneer in offering professional education. It has undergone legal and institutional organization transformations throughout the history of the federal network of national professional education. It is currently working under the law that regulates it as a basic, higher and professional education institution, and it has multiple curricula and campi; specializing in professional and technological education of various forms, based on the combination of technical and technological knowledge with pedagogical practice. Within this frame of reference, the intention of this research was to understand the process of becoming a school psychologist in this institute and it counted with the participation of eight psychologists of seven different campi throughout the state of Goiás. The Cultural-Historical Psychology is the theoretical and methodological framework for this research, associated with the constructive-interpretative analysis method. The data analyses led to considerations about the process which are explained in the thematic axis I, II and III. The first axis refers to the process of becoming a psychologist in the IFG and the development of the psychological space in interrelation with the concept of territory and what generates this geographical space. The second one analyzes the practices produced by the professionals in the institution through the synthesis created by the tensions between the theoretical perspective and the institutional expectations. Finally, the third axis addresses the meaning produced by the institution’s professionals about School Psychology.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31191/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.